A decisão de Donald Trump de não certificar o acordo nuclear do Irã "cria o caos" entre os países europeus porque "eles sentem que os Estados Unidos devem cumprir sua assinatura", disse Nafisi.
Ele observou que o presidente dos EUA e seus aliados estão tentando renegociar o negócio, nomeadamente a duração deste e a questão do sistema de mísseis balísticos. No entanto, essas etapas são destinadas a desarmar o Irã, uma situação em que as autoridades iranianas "nunca concordariam", afirmou o especialista.
"Lembro-me do dia em que eles estavam negociando o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA na sigla inglês) e o programa de mísseis iranianos. E os iranianos não cederam. Eles disseram que 'não tem nada a ver com o desenvolvimento nuclear', é parte de nossa autodefesa. E eles não fizeram realmente nenhuma concessão. Portanto, não tem absolutamente nada a ver com o JCPOA", disse Nasifi à Radio Sputnik.
Após a declaração de Trump, a Alemanha alertou que a decisão dos EUA de não certificar o pacto nuclear assinado com o Irã poderia trazer o perigo da guerra para a Europa.
Em uma entrevista com o rádio Deutschlandfunk, o ministro das Relações Exteriores do país, Sigmar Gabriel, disse que a política de Washington poderia levar o Irã a desenvolver armas nucleares e a ameaçar um conflito.