Zakharova: autoridades americanas querem destruir a RT nos EUA

© Sputnik / Evgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensCanal de televisão russo RT
Canal de televisão russo RT - Sputnik Brasil
Nos siga no
A representante oficial do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou a situação da emissora russa RT nos EUA, que está sofrendo pressões por parte do governo, durante um fórum para jovens diplomatas na Rússia.

redação da RT - Sputnik Brasil
Moscou vai dar uma dura na imprensa dos EUA na Rússia em resposta às restrições à RT
Segundo a alta funcionária, é possível que as autoridades norte-americanas, com a participação dos serviços de inteligência, tenham decidido neutralizar as atividades da emissora nos Estados Unidos.

"Foi lançada a próxima etapa da campanha, segundo a qual essa emissora deve ser enquadrada nos EUA sob a lei de agentes internacionais", disse Zakharova.

Ela destacou, no entanto, haver "um pequeno porém". Outras emissoras internacionais no país, como Deutsche Welle e BBC, por exemplo, não estão sendo enquadradas sob a mesma lei.

"Ninguém incomoda eles. Os seus correspondentes não são detidos. Ninguém diz que eles estão violando a legislação do país, sendo que [as suas atividades] não são contempladas por essas lei", disse a diplomata.

"Já em relação à RT essa lei é aplicada. Isso não é somente uma medida arbitrária. Isso é uma política deliberada para, além de neutralizar, também destruir a emissora em território dos EUA. E nós afirmamos, pela primeira vez em muitos anos, em décadas, que desta vez vamos aplicar medidas 'espelhadas' em relação à imprensa americana em território da Rússia", explicou Zakharova.

A representante da chancelaria russa também destacou que o "canal transmite um ponto de vista objetivo".

"O canal oferece uma plataforma para pessoas com visões completamente distintas. Oferece a oportunidade de trabalho para pessoas de diferentes países", acrescentou.

O pico do Kremlin e a bandeira russa na Praça Vermelha - Sputnik Brasil
Rússia adotará 'resposta espelhada' contra EUA por perseguição de jornalistas russos
Os EUA estão obstruindo o funcionamento da emissora russa RT em seu território. Washington exige que a TV se cadastre, até o dia 17 de outubro, como uma empresa-agente estrangeira, o que submeterá as suas atividades à uma legislação específica e restritiva. Além disso, o congresso norte-americano fará uma investigação sobre a RT, o que já provocou dificuldades financeiras no grupo. Segundo a editora-chefe do canal, a RT está sofrendo pressões sem precedentes nos Estados Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала