"Foi lançada a próxima etapa da campanha, segundo a qual essa emissora deve ser enquadrada nos EUA sob a lei de agentes internacionais", disse Zakharova.
Ela destacou, no entanto, haver "um pequeno porém". Outras emissoras internacionais no país, como Deutsche Welle e BBC, por exemplo, não estão sendo enquadradas sob a mesma lei.
"Ninguém incomoda eles. Os seus correspondentes não são detidos. Ninguém diz que eles estão violando a legislação do país, sendo que [as suas atividades] não são contempladas por essas lei", disse a diplomata.
"Já em relação à RT essa lei é aplicada. Isso não é somente uma medida arbitrária. Isso é uma política deliberada para, além de neutralizar, também destruir a emissora em território dos EUA. E nós afirmamos, pela primeira vez em muitos anos, em décadas, que desta vez vamos aplicar medidas 'espelhadas' em relação à imprensa americana em território da Rússia", explicou Zakharova.
A representante da chancelaria russa também destacou que o "canal transmite um ponto de vista objetivo".
"O canal oferece uma plataforma para pessoas com visões completamente distintas. Oferece a oportunidade de trabalho para pessoas de diferentes países", acrescentou.