A Vertolyoty Rossii realizou as últimas grandes reparações dos 19 helicópteros Mi-17 e Mi-17-1V da Força Aérea do México entre 2014 e 2015. De acordo com o contrato, na Fábrica de Reparação de Aeronaves de Novosibirsk foi realizada a reparação total da célula e de todos os sistemas dos aviões mexicanos, incluindo motores, redutor principal e motor auxiliar. Foram substituídos todos as partes e componentes que tinham atingido o fim da sua vida útil e que foram consideradas irreparáveis. Foram também substituídas as pás dos rotores principais e de cauda.
"Devido ao vencimento do período de garantia, informamos a parte mexicana sobre nossas propostas de assistência técnica ao funcionamento desses aparelhos. Atualmente a holding está aguardando a resposta do Ministério da Defesa do México", disse o diretor-geral da Vertolyoty Rossii, Andrei Boginsky.
Segundo ele, essas questões serão discutidas na segunda-feira (23) durante uma reunião entre o ministro da Indústria e Comércio russo, Denis Manturov, e o Secretário da Defesa Nacional do México, general Salvador Cienfuegos Zepeda.
A holding Vertolyoty Rossii é um dos maiores produtores de helicópteros no mundo. Ela passou a englobar todos os gabinetes de projetos e fábricas russas deste setor, possuindo representações e filiais em todo o mundo.