Enquanto o Pentágono tem acelerado o ritmo de produção de caças de quinta geração F-35, os aviões já construídos carecem de instalações de reparação, adverte o Escritório de Prestação de Contas do Governo dos EUA (GAO, sigla em inglês), em um documento citado pela Bloomberg.
Como exemplo, a entidade estimou o prazo médio de reparação de uma peça em 172 dias, o que faz com que um avião não esteja disponível para voar durante 22% do tempo. A análise corresponde ao período entre janeiro e agosto deste ano.
Ao mesmo tempo, as medidas introduzidas pelo Pentágono e Lockheed Martin (empresa fabricante) apenas "previnem o agravamento da situação", mas não podem recuperá-la levando em conta o ritmo de produção.
O GAO avisa também que as estimações do custo de manutenção dos F-35 ao longo de seus 60 anos de vida útil vai aumentar.
Por sua vez, o Pentágono reconheceu o desequilíbrio quanto ao foco do programa.
"Minha conclusão inicial é que gastamos uma enorme quantidade de tempo na aquisição e muito pouco na sustentabilidade […] Contudo, se analisarmos a maioria de nossos programas, a sustentabilidade ocupa cerca de 70% do tempo", afirmou Ellen Lord, vice-secretária do Pentágono.
Ao mesmo tempo, o relatório questiona a intenção do Pentágono de assinar mais contratos em longo prazo com Lockheed, já que este não conseguiu organizar a manutenção apropriada dos aviões.
Assim, este adverte sobre o risco de pagar demais por um serviço "que pode ser insuficiente para as necessidades do caça".