A base do projeto foi concretizada no fim da década de 2000, quando a Rússia e a Índia decidiram criar um novo avião de transporte. Contudo, em 2015, a Índia resolveu abandonar o projeto, recorda a edição russa Izvestiya.
Mesmo assim, a empresa produtora Ilyushin decidiu continuar avançando no projeto à espera da decisão do Ministério de Defesa russo, o que veio a frutificar: as Forças Armadas russas começaram a negociar com a fabricante quanto aos prazos do programa e a possibilidade de produzir ao menos 55 aviões.
Esses novos aviões substituirão os veteranos An-12, An-72 e An-32, todos de fabricação soviética.
Atualmente, a Rússia não possui avião de transporte médio, por isso recorre a aviões de transporte grande Il-76, inclusive para voos a distâncias curtas.
De acordo com o especialista militar Anton Lavrov, entrevistado pelo jornal russo, além das metas de transporte, o novo avião servirá também como modelo para criação de aviões auxiliares, como radares voadores, aviões de guerra radioeletrônica, de reconhecimento e até mesmo para modelo aéreo de passageiros para delegações militares.
Por sua vez, outro especialista militar russo, especializado em armamento, Andrei Frolov, comunicou que a demanda para o novo avião pode ser muito alta, apesar da concorrência forte neste setor.
"Os parceiros tradicionais da Rússia [no campo militar] poderiam se interessar pelo novo avião. Contudo, o Il-276 enfrentará concorrência forte [no mercado internacional], já que aviões de transporte deste tipo são fabricados pelo Brasil e pela China", opinou ele.
De qualquer forma, a Rússia precisa de seu próprio avião dessa classe para não depender de fornecedores externos, já que o destino comercial do Il-276 possui um significado secundário.