Na primeira visita oficial do ministro das Relações Exteriores francês ao México, Peña Nieto reiterou seu apoio à liderança de Emanuel Macron no combate às mudanças climáticas e confirmou sua participação na Cúpula de Paris em 12 de dezembro.
Além disso, o líder mexicano frisou a aterrissagem do primeiro Airbus A380 da Air France no Aeroporto Internacional na Cidade do México que, além de ser o maior avião comercial maior do mundo, é da empresa fornecedora de aeronaves para a aviação mexicana.
O presidente e o chefe da diplomacia francesa se reuniram com membros do Conselho Estratégico Franco-Mexicano para avaliar os avanços dessa iniciativa e examinaram "o aprofundamento da Associação Estratégica entre ambos os países".
Entre as atividades culturais, Peña Nieto falou sobre a exposição de pintura "México 1900-1950: Diego Rivera, Frida Kahlo, José Clemente Orozco e os vanguardistas", que ofereceu aos franceses um panorama rico e completo da arte mexicana do século XX.
A França, que possui relações estratégicas com o México desde 2014, é o quarto maior parceiro comercial do país latino-americano entre os membros da União Europeia.
O Acordo Global, além de abranger o comércio, aborda temas tais como direitos humanos e desenvolvimento institucional democrático; agora ele está em plena atualização.
O México procura finalizar em 2017 as negociações de modernização do Tratado de Livre Comércio com a UE, o que é parte da sua estratégia da diversificação comercial. Nas negociações mexicano-europeias influiu o processo de revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio que engloba os países da América do Norte.