Turquia se junta à 'febre do ouro' para se tornar independente do dólar

© AFP 2023 / Paul J. RichardsBarras de ouro
Barras de ouro - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ancara aumentou bruscamente o volume de importações de ouro durante os últimos 12 meses. As compras de barras de ouro e moedas, principais indicadores da procura de investimento, aumentaram em 47 toneladas neste ano, informou o portal Zerohedge citando os dados do Conselho Mundial do Ouro.

Para comparação, durante o mesmo período do ano passado, o país comprou apenas 14,8 toneladas. O metal precioso se compra massivamente tanto por parte dos cidadãos como do Banco Central da Turquia. No terceiro trimestre, o órgão regulador adquiriu 30,4 toneladas de ouro.

​É provável que o Banco Central da Turquia simplesmente realize uma diversificação das reservas internacionais, mas também é muito possível que o país esteja se assegurando no contexto de agravamento das relações com os países ocidentais, em particular com os EUA, segundo o autor sob o pseudônimo de Tyler Durden, no site Zerohedge.

Barras de ouro - Sputnik Brasil
Por que Rússia está comprando ouro a ritmo recorde?
Os especialistas sublinham que no ano passado, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Egdogan, apelou à população e ao Banco Central para darem preferência ao ouro em vez do dólar norte-americano, ou seja, terem poupanças em metais preciosos.

De acordo com o analista, os turcos realmente precisam de uma alternativa para a lira (moeda nacional turca). Desde o início de outubro, a moeda nacional turca perdeu cerca de 15% do valor frente ao dólar.

A Rússia, por sua vez, também voltou a aumentar sua compra de ouro. Desde o início das sanções, o Banco Central russo compra cerca de 100 toneladas de ouro por ano, mais do que qualquer outro Banco Central do mundo. A China também aposta no aumento das suas reservas de metal precioso.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала