Para comparação, durante o mesmo período do ano passado, o país comprou apenas 14,8 toneladas. O metal precioso se compra massivamente tanto por parte dos cidadãos como do Banco Central da Turquia. No terceiro trimestre, o órgão regulador adquiriu 30,4 toneladas de ouro.
Turkey Buys 47 Metric Tons of #Gold in 2017 YTD $GLD $TUR pic.twitter.com/4qRoOqFUzC
— GoldInvestingAdvice (@Gold_Advice) 14 de novembro de 2017
É provável que o Banco Central da Turquia simplesmente realize uma diversificação das reservas internacionais, mas também é muito possível que o país esteja se assegurando no contexto de agravamento das relações com os países ocidentais, em particular com os EUA, segundo o autor sob o pseudônimo de Tyler Durden, no site Zerohedge.
De acordo com o analista, os turcos realmente precisam de uma alternativa para a lira (moeda nacional turca). Desde o início de outubro, a moeda nacional turca perdeu cerca de 15% do valor frente ao dólar.
A Rússia, por sua vez, também voltou a aumentar sua compra de ouro. Desde o início das sanções, o Banco Central russo compra cerca de 100 toneladas de ouro por ano, mais do que qualquer outro Banco Central do mundo. A China também aposta no aumento das suas reservas de metal precioso.