Rússia refresca memória da Polônia sobre ajuda soviética ao país durante 2ª Guerra Mundial

© Sputnik / Aleksandr Kapustyansky / Acessar o banco de imagensCidadãos de Lublin e soldados do exército soviético em uma das ruas da cidade polonesa, 1941-1945
Cidadãos de Lublin e soldados do exército soviético em uma das ruas da cidade polonesa, 1941-1945 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Enquanto a Polônia tenta eliminar quaisquer vestígios da União Soviética de sua história, o Ministério da Defesa russo desclassificou documentos que comprovam assistência maciça soviética aos poloneses nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial.

Ações militares na Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Síria pode se tornar segundo Vietnã para EUA
Os documentos do Arquivo Central do Ministério da Defesa "nunca antes publicados para livre acesso", detalham o apoio recebido pela Polônia da União Soviética durante libertação dos nazis entre 1944 e 1945. De acordo com os papéis, a URSS fornecia aos poloneses nas áreas libertadas "comida, medicamentos, veículos, combustível e matéria-prima para empresas industriais".

Por exemplo, "durante março e novembro de 1945, mais de 1,5 bilhão de rublos (cerca de 930 milhões de reais) nos preços de produtos alimentícios de 1945 foram dados para a população polonesa e empresas agrícolas do país".

Além do mais, o Exército Vermelho se envolveu na reconstrução de ferrovias e pontes, que foram bombardeadas pelas forças nazis antes de serem expulsas da Polônia.

O Ministério da Defesa da Rússia publicou também o acordo entre o comando soviético militar e o governo provisório polonês em relação ao destino do equipamento industrial e outras propriedades abandonadas pelos nazis no país. "Nota-se que todas as usinas [alemãs] e equipamento na Polônia sem exceções foram entregues aos poloneses. Desmontagem e transferência foram rigorosamente proibidas", diz-se nos documentos.

Em junho, o parlamento polonês adotou um pacote de emendas legislativas para proibir qualquer propaganda relacionada ao comunismo ou qualquer outro regime totalitário em edifícios e estátuas. Há alguns dias, autoridades locais da cidade de Szczecin deram início à destruição do monumento em homenagem aos soldados soviéticos. Muitos outros monumentos no país correm o risco de ser destruídos da mesma forma.

Busto do líder revolucionário Lenin em uma mostra na cidade de Minsk, em 2017 - Sputnik Brasil
Por que os comunistas conseguiram tomar o poder em 1917 tão de repente?
O embaixador russo na Polônia, Sergey Andreev, criticou a lei polonesa anticomunista. Em entrevista ao canal RT, ele disse: "Qual é a ligação entre os monumentos e propaganda comunista? Foram erguidos para homenagear 600.000 soldados soviéticos e oficiais que morreram durante a libertação da Polônia entre 1944 e 1945. Trata-se de monumentos dedicados às pessoas que salvaram a Polônia, pois somente graças a eles, a Polônia existe hoje em dia, caso contrário não existiria nem comunismo nem capitalismo, tampouco poloneses como povo."

A publicação dos documentos pelo Ministério da Defesa se enquadra no projeto digital "Memória contra o esquecimento" que visa preservar exatidão histórica e prevenir sua falsificação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала