A dispendiosa aeronave, que custou à Noruega bilhões de dólares, está equipada com tecnologia que melhora as capacidades da Noruega de vigilar grandes áreas em terra e no mar. Contudo, os aviões foram criados de tal forma que enviam automaticamente informação para os servidores dos seus fabricantes no Texas depois de cada voo, o que preocupa muito os responsáveis pela área da defesa. A informação, enviada via Sistema de Informação de Logística Autônoma (ALIS, na sigla em inglês) global, inclui dados operacionais, autodiagnóstico dos aviões, dados de manutenção e dados de treinamento.
I dag fra 13.15 er det mottaksseremoni for F-35 på Ørland. Her kan du se den historiske begivenheten direkte:https://t.co/4DXDIqEy1j pic.twitter.com/eNMFkm0XM2
— Forsvaret (@Forsvaret_no) 10 de novembro de 2017
"Devido a considerações nacionais, há necessidade de um filtro com o qual os países podem excluir dados sensíveis do fluxo informacional compartilhado pelo sistema com o fabricante Lockheed Martin", disse ao portal ABC Nyheter o consultor superior do Ministério da Defesa, Lars Gjemble.
Gjemble comparou o avanço desde o F-16, que está agora em uso na Noruega, até ao F-35 com a melhoria desde o velho celular Nokia 3210 até ao iPhone X, apontando que um maior leque de opções, caraterísticas e dados também requerem maior proteção.
"De algum modo, é semelhante ao desafio que representa o seu iPhone X compartilhando informação com os seus fabricantes", explicou Gjemble.
De acordo com ele, há uma necessidade urgente de proteção da programação do avião via Ficheiros de Dados de Missão (MDF, na sigla em inglês), que ele descreveu como a biblioteca de possíveis ameaças nas áreas onde os aviões F-35 devem operar. Os MDF contêm dados nacionais para otimizar os sensores da aeronave.
Antes, em novembro, a Noruega recebeu a primeira remessa de aviões F-35. Contudo, mais tarde decidiram que estes aviões caros serão guardados em barracas na base aérea de Orland até ao menos 2020, porque os hangares para os aviões de combate ainda não estão prontos.