A XI Conferência Ministerial da OMC ocorre em Buenos Aires de 10 a 13 de dezembro, quarta-feira. Já em seu primeiro dia, foi realizado um encontro das chancelarias do Mercosul com a comissária de Comércio na Comissão Europeia (CE), Cecilia Malmström. Estão previstas rodadas de negociações entre os dois blocos.
"A União Europeia está ocupando um espaço que, aparentemente, os Estados Unidos têm deixado. Só que quando vamos olhar na maneira como a União Europeia tem negociado, ela não tem aberto a questão agrícola. Isso muito por conta de seus interesses domésticos, de alguns países que se beneficiam da política agrícola comum. Os exemplos mais fortes são a França e a Irlanda, países que encabeçam esse movimento contrário a um acordo com o Mercosul", afirmou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil Lucas Bispo, mestrando em relações internacionais e especialista na relação entre os dois blocos.
Bispo diz que o Brexit também influencia negativamente o avanço das negociações: "O Reino Unido absorve metade das exportações de carne da Irlanda. Mas como o Reino Unido está em uma situação complexa por conta do Brexit, essas exportações têm caído".
Os números atuais
Em 2016, o Brasil exportou US$ 33,357 bilhões para a União Europeia e importou US$ 31,062 bilhões.
O perfil das exportações foi o seguinte: produtos básicos (44,4%), produtos manufaturados (37,8%) e produtos semimanufaturados (16,9%). O produto mais popular nas vendas foi a soja.
Já as importações tiveram o seguinte perfil: produtos manufaturados (94,8%), produtos semimanufaturados (3,3%) e produtos básicos (1,89%). O produto que mais compramos foram medicamentos para medicina humana e veterinária.