"A sustentabilidade definitivamente não é a rigidez, que é congelada, bronzeada, construída, sem demandas contemporâneas. Se assim for, tudo pode entrar em colapso a qualquer momento e colocar o país em risco de destruição e colapso como foi na história recente", disse Putin no congresso do partido Rússia Unida.
Putin enfatizou que as lições da história ainda estavam vivas na memória – em uma referência ao fim da União Soviética, em 1991, o que constitui um incentivo ao constante desenvolvimento do sistema político nacional.
"Estamos tornando o sistema político mais flexível, capaz de nos adaptar às mudanças rápidas do mundo moderno. A capacidade de satisfazer as necessidades da sociedade, os cidadãos, o seu crescente desejo de participar ativamente da vida do país são o que devemos que seja focado", explicou Putin.
Potência educacional
Ainda no mesmo evento, Putin também ressaltou a importância de tornar a Rússia o país com a melhor educação perante o planeta.
"A escola russa deve liderar no mundo em termos de qualidade e variedade de educação, enquanto nossas faculdades, escolas técnicas, universidades devem estabelecer as tendências em treinamento de trabalhadores, engenheiros e pesquisadores", disse Putin.
O presidente observou que as escolas especiais para pessoas com talento devem se desenvolver e expandir, pois isso ajudaria a criar uma "geração criativa, talentosa e jovem de russos".
No início do dia, o partido da Rússia Unida reuniu seu congresso para resumir os resultados anuais e determinar as tarefas para o desenvolvimento do partido. O congresso envolveu cerca de 2.500 pessoas, incluindo 455 legisladores de 85 agências regionais.
O congresso pré-eleitoral do partido começou na sexta-feira e durará dois dias.