O colunista da Sputnik Andrei Kots afirma que apenas um combatente experiente pode dominar estas bocas-de-fogo supermodernas e faz um "ranking" das armas de grande calibre mais mortíferas no mundo.
Mataria um urso
A "águia do deserto", de fato, pode ser usada até para neutralizar um urso. Ademais, é útil em combate até contra uma pessoa protegida por um colete grosso. Mesmo que o tiro não ultrapasse a placa de aço, vai certamente quebrar as costelas.
Porém, a Desert Eagle nunca foi difundida entre as forças de segurança devido a vários fatores, inclusive por seu grande peso (cerca de 2 kg) e fortíssimo recuo, o que dificulta muito na hora de disparar. E, para concluir, esta pistola é pouco prática por ser demasiado grande, só o cano tem um comprimento de mais de 25 centímetros.
Entretanto, esta arma é usada em algumas unidades militares de vários países, por exemplo, na estrutura polonesa GROM e no Grupo de Operações Especiais português.
Metralhadora em miniatura
A pistola-metralhadora UMP, produzida pelo consórcio alemão Heckler & Koch, é fabricada em três versões, para cartuchos diferentes. A versão mais potente, a UMP 45, é equipada com munições de calibre.45 e se caracteriza por uma frequência de tiro impressionante: 600 disparos por minuto. O seu alcance, ao mesmo tempo, atinge 100-150 metros.
Ao mesmo tempo, esta arma é ideal para combater em condições urbanas ou em edifícios devido ao seu pequeno peso e gabaritos, ressalta o colunista.
Arma de 'limpeza'
O rifle russo ASh-12 foi pela primeira vez adquirido pelas forças especiais do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB) em 2011.
A maior parte das informações sobre seu desenho e capacidades de combate está classificada. Entretanto, até aquilo que está em acesso aberto permite entender que o ASh-12 é um verdadeiro "meio de limpeza" de espaços fechados.
Especialmente para esta arma, foi elaborado o cartucho STs-130 que pesa cerca de 50 gramas e tem vários tipos de balas, o que torna o rifle um meio altamente eficiente em combates de proximidade.
Porém, tem também desvantagens: este rifle pesa ao menos 6 quilos e tem mais de um metro de comprimento.
Espingarda com aparelho ótico de pontaria
O mercado mundial de espingardas sniper de grande calibre é bem vasto, mas nem todo seu representante tem um cartucho tão mortífero como a arma sul-americana Truvelo SR.
Inicialmente, ainda nos anos 30 na Espanha, este cartucho se usava para disparar de sistemas de artilharia, ou seja, de fato desempenhava o papel de munição. Já depois, os especialistas sul-africanos conseguiram adaptar as armas individuais de sniper a ele.
Um atirador experiente pode atingir seu alvo à distância de até 2 quilômetros com a Truvelo SR, pois o cartucho-munição perfura quase todos os coletes existentes e é capaz de colocar fora de serviço até um veículo blindado de transporte de pessoal.
Trunfo da infantaria russa
A metralhadora de grande calibre Kord é hoje um dos maiores "trunfos" da infantaria russa contra equipamentos blindados ligeiros e soldados de qualquer inimigo potencial.
Para comparar — a conhecida metralhadora estadunidense Browning M2, que está no serviço do exército do país desde 1933, pesa 60 kg, somando todos os equipamentos.
A Kord é usada para atacar alvos de blindagem ligeira e armas de fogo, eliminar a força viva à distância de até 1.500-2.000 metros e alvos aéreos. Ademais, para aumentar a precisão da arma, esta pode utilizar mecanismos de pontaria ótica e noturna. Para concluir, existe também a variante para tanques, que se instala na torre do T-90.