Depois da finalização da terceira fase, o motor receberá certificação estatal, abrindo, assim, suas portas para utilização, em especial, nos aviões comerciais MC-21.
O anúncio da Rostec destaca que o motor PD-14, que utiliza o laboratório voador Il-76LL, ao invés de ser um protótipo, trata-se de um aparelho industrial feito para ser produzido em série, facilitando, assim, sua certificação.
O PD-14 não é só o primeiro projeto moderno da Rússia na área de construção de motores para aviões comerciais, mas também é o mais ambicioso.
ПД — 14 под крылом самолёта.
— Олег Степанов (@Stepanov_Oleg) 29 de dezembro de 2017
Лаборатория ИЛ 76. pic.twitter.com/A88YJWAlFF
O PD-14 abaixo da asa de um avião
Tudo indica que uma versão mais potente do PD-14, a PD-35, venha a ser usada no avião sino-russo CR929, muito comprido e de fuselagem larga. A empresa também planeja desenhar uma versão mais ligeira, a PD-7, para o Sukhoi Superjet 100 e outra, a PD-18, para o avião comercial russo Il-96.
Prevê-se que a família PD tenha potencial necessário para substituir motores da herança soviética de aviões civis russos, sendo este um grande passo para avanço da indústria aeronáutica do país eslavo.