Conforme comunicou o presidente do país Nicolás Maduro em sua conta no Twitter, a estreia da moeda ocorreu à meia-noite (1h do mesmo dia em Brasília).
"Atenção! Em poucos minutos lançaremos no mundo nossa criptomoeda venezuelana, petro, que fortalecerá nossa economia", declarou Maduro.
¡Pendientes! En pocos minutos haremos el lanzamiento al mundo de nuestra criptomoneda Venezolana El Petro que viene a fortalecer nuestra economía pic.twitter.com/uWqZApJdyl
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 20 de fevereiro de 2018
Pela primeira vez, o chefe do governo declarou a intenção de criar a moeda virtual nacional em dezembro do ano passado. Segundo ele, a utilização deste meio de pagamento ajudará a superar o bloqueio financeiro do país. Por sua vez, o Ministério das Finanças do país, frisou que a criptomoeda é necessária para realizar transações, bem como para procurar novas opções financeiras.
Nos últimos anos, os EUA introduziram sanções contra quase 50 venezuelanos de alto escalão por alegadamente minarem a democracia, segundo o Departamento do Estado dos EUA.
Em 4 de fevereiro, o secretário do Estado, Rex Tillerson, afirmou que Washington continuará pressionando a Venezuela para fazer o país sul-americano "voltar ao processo constitucional".