Em uma coletiva de imprensa, a diplomata citou uma declaração do porta-voz oficial do governo alemão, Steffen Seibert, segundo a qual o Kremlin deveria dissipar os receios de que a Rússia poderia não respeitar os acordos internacionais sobre controle de armas para desenvolver armas nucleares.
"Nesse sentido, pedimos aos nossos parceiros alemães que especifiquem quais os acordos internacionais de controle de armas que eles estão se referindo exatamente. O que isto quer dizer? Que evidências tem Berlim e por que ainda não foram apresentadas à Rússia?", disse Zakharova.
Em 1º de março, em seu discurso anual à Assembleia Federal, o presidente russo, Vladimir Putin, apresentou novas armas russas, como o sistema de mísseis Sarmat, os drones submarinos, um míssil hipersônico aéreo, um míssil de cruzeiro com propulsão nuclear, armas laser, entre outras.
Ao mesmo tempo, o líder russo enfatizou que, com seu novo armamento, a Rússia não ameaça ninguém nem planeja usar seu potencial para fins ofensivos ou agressivos.