"A posição da Rússia é bem conhecida: acreditamos que o acordo do JCPOA [Plano de Ação Global Conjunto, o nome técnico do acordo nuclear iraniano] deve ser preservado… Eu me encontrei com o diretor-geral da AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica] [Yukiya Amano], ele confirmou em uma conversa pessoal que o Irã está cumprindo todas as suas obrigações ", disse Putin em uma entrevista coletiva após conversas com o presidente francês Emmanuel Macron.
O presidente da Rússia também informou que discutiu em uma reunião com seu colega francês, Emmanuel Macron, a saída dos EUA do acordo sobre o programa nuclear iraniano.
"Trocamos opiniões sobre a situação criada pela saída unilateral dos Estados Unidos do plano no programa nuclear iraniano", confirmou Putin.
Em 8 de maio, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada de seu país do acordo assinado em 2015 pelo Irã e Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Alemanha e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini. O pacto estabelece limitações ao programa nuclear iraniano para excluir sua possível dimensão militar, em troca do fim das sanções internacionais.