Em um artigo especial para a Sputnik, o colunista Nikolai Protopopov escreve que, julgando pelos testes, o veículo acabou sendo tão eficiente que os construtores planejam promovê-lo no mercado externo, ele enumera os lados fortes dessa arma e explica por que o exército russo decidiu recuperar o conceito dos tanques flutuantes.
Além disso, o veículo autopropulsado recebeu um novo sistema de mísseis guiados que é capaz de atingir blindados a cinco quilômetros de distância.
Protopopov adianta que esta arma pode ser lançada de paraquedas junto com a tripulação ou desembarcada de um navio. O peso total do veículo é de apenas 18 toneladas e a tripulação é composta por três pessoas. Já o calibre principal do Sprut é um canhão 2A75 de 125 milímetros, que é o análogo mais curto da mesma peça do tanque T-90.
Em estrada, o veículo consegue acelerar até 70 km/h, enquanto os jatos de água lhe permitem seguir a 7 km/h sobre a água. Além disso, nessas condições, a tripulação pode continuar a fazer fogo.
Sendo ligeiro, rápido, manobrável e potente, o Sprut-SDM1 será um bom amigo das Tropas Aerotransportadas da Rússia, bem como dos fuzileiros navais, escreve Protopopov. O canhão instalado nesse veículo autopropulsado é perfeito para dar apoio de fogo à infantaria, combater blindados inimigos, eliminar postos de comando e instalações fortificadas do inimigo.
Claro que o Sprut fica atrás dos tanques de combate principais por seus meios de proteção e passaria por algumas dificuldades em um confronto com veículos mais pesados, embora a estrutura do veículo permita equipá-lo com mais conjuntos de proteção dinâmica.
No que se trata de exportações, o Sprut é especialmente atraente para forças armadas dos países insulares, como a Indonésia.
"Lá, as forças antigovernamentais se aproveitam eficazmente das particularidades do território viajando de uma ilha para outra em lanchas. É muito difícil combatê-los — helicópteros e navios simplesmente jogam em vão o pega-pega com os criminosos. Já o Sprut pode agir de modo autônomo e é capaz de chegar a uma ilha sem ser detectado e eliminar o inimigo", resumiu.