Kim Jong-un confirma planos de visitar a Rússia

© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensO líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante um evento em Pyongyang
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante um evento em Pyongyang - Sputnik Brasil
Nos siga no
Hoje (8), em Pyongyang teve lugar um encontro entre o líder norte-coreano e a presidente do Conselho da Federação (Senado) da Rússia, Valentina Matvienko, que entregou a Kim Jong-un uma carta de Vladimir Putin.

Segundo relatou Matvienko após realizar a reunião, Kim Jong-un recebeu a carta do presidente russo e confirmou sua disponibilidade de efetuar uma visita oficial à Rússia. Agora, disse ela, através dos canais diplomáticos serão acordados a data e o local do encontro.

In this photo provided Wednesday, March 28, 2018, by China's Xinhua News Agency, North Korean leader Kim Jong Un, left, and Chinese President Xi Jinping shake hands in Beijing, China. - Sputnik Brasil
China tem esperança de que Coreia do Norte e EUA mantenham diálogo
"Ele falou que confirma estar pronto para realizar uma visita oficial à Rússia, que é seu desejo. Disse que não quer adiar, e agora vai começar a negociação da data e local da visita através dos canais diplomáticos. Ele disse: 'Para mim é muito importante o encontro com o presidente russo. Temos que discutir a estratégia e perspectivas da nossa cooperação no plano bilateral e, claro, gostaria de discutir toda uma série de questões importantes e sérias da agenda internacional", disse Matvienko. Além disso, a política sublinhou o grande papel da Rússia na regulação do problema coreano.

"Ele [Kim Jong-un] frisou que a Rússia desempenha um papel de extrema importância na solução política e diplomática do problema nuclear da península coreana e que nossas abordagens [russas] e as do líder da Coreia do Norte coincidem", adiantou.

Matvienko relatou ainda aos jornalistas que, segundo a impressão com que ficou no seu encontro, Kim Jong-un "quer a paz e faz para isso todos os possíveis e impossíveis", bem como está disposto a seguir o caminho da "unificação das duas Coreias".

Mais cedo, na sexta-feira (7), uma delegação da câmara alta do Parlamento russo chegou na capital norte-coreana para participar dos festejos dedicados ao 70º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала