Turquia apela ao Ocidente para prevenir ataques em Idlib

© AFP 2023 / ADEM ALTANMinistro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu
Ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ancara apelou aos Estados do Ocidente e à comunidade global em geral para prevenir quaisquer operações militares na província de Idlib, disse nesta terça-feira (11) o porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin.

"Nós chamamos a comunidade global, os Estados ocidentais e os Estados Unidos para cooperar para prevenir possíveis ataques contra Idlib. Nós esperamos que nos próximos dias todos os lados se juntem a esse processo com objetivo construtivo e cheguem a um acordo de uma decisão política que remova os obstáculos para uma solução [pacífica] em Idlib", disse Kalin a repórteres.

Mísseis cruzam horizonte de Damasco durante ataque dos EUA contra Síria, 14 de abril de 2018 - Sputnik Brasil
Reino Unido promete resposta 'dura' caso armas químicas sejam usadas na Síria
A Turquia, ao lado da Rússia do Irã, é um garantidor do cessar-fogo no regime sírio. Mais cedo nesta terça-feira (11), o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que Ancara pretendia cooperar com todos os seus parceiros para garantir uma solução pacífica na Síria.

A presença de grupos terroristas em Idlib continua sendo um ponto de pressão na negociação, mesmo após Damasco ter conseguido eliminar militantes de boa parte dos territórios do país ao longo dos anos de guerra civil.

No final de agosto, a Rússia alertou que terroristas operando em Idlib estariam preparando um ataque falso com armas químicas para promover uma intervenção externa de países ocidentais. Na segunda-feira (10), o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, anunciou que Washington, Londres e Paris dariam uma resposta "forte e unida" em caso de uso de armas químicas pelo governo sírio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала