"Foi um primeiro passo importante para evitar uma ofensiva militar de grande escala e um desastre humanitário. Agora a questão é como ele pode ser transformado em um cessar-fogo duradouro em Idlib", disse o porta-voz Steffen Seibert em um vídeo.
O porta-voz da chanceler Angela Merkel fez a declaração antes do voo que tomou para Istambul, onde Merkel se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, o turco Recep Tayyip Erdogan e o francês Emmanuel Macron. Seibert também observou que a chanceler "está convencida de que todas as oportunidades devem ser exploradas para acabar com o sofrimento de sete anos e meio [do povo sírio] e usar todos os canais de comunicação com atores-chave".
De acordo com o porta-voz, espera-se que as conversas entre os quatro partidos promovam um processo político liderado pela ONU para garantir a paz na Síria e o lançamento de um comitê constitucional que permitirá eleições no futuro.
O serviço de imprensa do Kremlin informou os quatro líderes discutirão a Síria e "várias outras questões internacionais urgentes".