Na opinião da edição Business Insider, os militares russos ocupam o 2º lugar no ranking dos melhores exércitos, superando a China, que está na terceira posição, e perdendo para os Estados Unidos. Em análise, especialistas tomaram em consideração mais de 50 indicadores, inclusive a diversidade de armas existentes, o potencial de mobilização, o desenvolvimento da indústria, os recursos naturais e outros fatores.
Porém, na opinião do editor-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Internacional), Igor Korotchenko, expressa ao serviço russo da Rádio Sputnik, o ranking não reflete corretamente a realidade.
"Todos esses rankings, de fato, são inventados do nada. Porque o ranking real do que este ou aquele exército vale só pode ser estabelecido na guerra. Pelo nível de sua prontidão para combate, equipamento de armas e veículos, espírito de combate e estado emocional, o exército russo é um dos melhores do mundo. Nós contemos, evitamos que os EUA se metam em grandes aventuras com base em nossa Força Estratégica de Mísseis e potencial convencional", opinou o especialista russo.
A seu ver, isto foi bem ilustrado pela operação militar russa na Síria, que logrou resultados inéditos em um prazo bem curto.
Entretanto, acredita o analista, há uma coisa em que o exército estadunidense realmente supera o russo.
"A única coisa em que eles nos superam são as despesas militares, o orçamento militar. Mas hoje em dia isso não é um indicador, pois, tendo um orçamento muitas vezes menor do que o americano, somos mais bem-sucedidos e, consequentemente, somos melhores", expressou.