Até a manhã desta quarta-feira, somente 71% dos selecionados pelo edital para substituir os médicos cubandos compareceram aos municípios, onde devem exercer a sua profissão, ou seja, 5.972 dos 8.411 aprovados.
As vagas em aberto serão ofertadas mais uma vez aos interessados, formados no Brasil, nos dias 20 e 21 de dezembro. Já nos dias 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema. Para finalizar, os médicos estrangeiros, formados no exterior, poderão escolher. mos dias 3 e 4 de janeiro, municípios onde desejam trabalhar.
O programa Mais Médicos foi criado em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff. O projeto consistia em uma ajuda de médicos cubanos para trabalhar no Brasil em áreas com poucos profissionais brasileiros.
O governo cubano anunciou no mês passado a decisão de sair do programa devido a "declarações ameaçadoras e depreciativas" do presidente eleito Jair Bolsonaro.
Com a saída dos cubanos, mais de 8,5 mil vagas no programa ficaram livres. O governo federal publicou edital para contratação de novos profissionais.