O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, esclareceu o debate sobre o acordo de Ancara com Moscou para comprar os sistemas de defesa aérea S-400, dizendo que seu governo não cancelará o acordo, apesar dos protestos de Washington.
"Isso acabou", disse Erdogan, observando que as assinaturas já foram feitas e que a primeira entrega será feita em julho. "Somos uma Turquia independente, não somos escravos".
O general do Exército dos EUA, Curtis Scaparrotti, que lidera o Comando Europeu dos EUA, recomendou ao Congresso dos EUA que se a Turquia continuar comprando os sistemas S-400 da Rússia, a entrega do F-35 deve ser cancelada.
#CANLI Başkan @RT_Erdogan: S-400 konusunu biz bitirdik. Artık konuşmanın anlamı yok. Gerek Putin ile gerek Rusya ile bütün bunlar konuşuldu, anlaşıldı, imzalar atıldı #BaşkanÖzel https://t.co/VHYOZkOp1n pic.twitter.com/kvaOeVEdw5
— Star Gazetesi 🇹🇷 (@stargazete) March 6, 2019
O presidente turco também ponderou que seu governo poderia considerar a compra dos sistemas de defesa aérea S-500 Prometey da Rússia, em uma data posterior.
Erdogan alertou que os EUA não deveriam tentar disciplinar a Turquia por meio de medidas comerciais.
Washington ameaça impor sanções a Ancara se a Turquia comprar as S-400 da Rússia, informou a Sputnik.