Apesar de estar sepultada no local, a aeronave pode ser vista em determinadas ocasiões dependendo das marés, sendo que a primeira vez que se tornou visível foi nos anos de 1970. O local terá um status de proteção no Reino Unido pelo interesse público e histórico que representa, conforme o Daily Mail.
Delighted that @cadwwales has scheduled the Harlech P-38 - making it the first legally designated military aircraft crash site protected for its historic and archaeological interest in the UK. https://t.co/ejyc1E5Y69 pic.twitter.com/FMIvB6DmXC
— Dafydd Elis-Thomas (@wgdep_culture) November 11, 2019
Fiquei feliz que o Cadw do governo galês regulamentou o P-38 de Harleck, tornando essa, a primeira área de acidente de aeronaves militares legalmente protegida por seu interesse histórico e arqueológico no Reino Unido.
Na época, a aeronave apresentou problemas técnicos enquanto realizava uma missão, tendo que pousar no local e, consequentemente, ficado coberto pela areia depois de alguns meses. O piloto da aeronave escapou dos destroços com vida.
O caça P-38 entrou em serviço em 1941, tendo no início sido designado sobretudo para defender a Costa Oeste contra os ataques japoneses. Durante as operações no Pacífico a aeronave foi responsável por derrubar mais de 1.800 aeronaves japonesas.