De acordo com a imprensa local, o prédio escolhido para abrigar o escritório da inteligência chinesa foi o de um hotel com vista para o parque Victoria, que costuma ser o palco de reuniões anuais para homenagear as vítimas do Massacre da Praça da Paz Celestial de 1989. As autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de 2020 devido aos riscos associados ao surto do novo coronavírus.
Beijing has occupied Metropark Hotel Causeway Bay as the headquarters of its National Security Office in Hong Kong, local police confirmed. pic.twitter.com/EZSuw0KwpS
— Stuart Lau (@stuartlauscmp) July 7, 2020
Pequim ocupou o Metropark Hotel Causeway Bay como sede do Escritório de Segurança Nacional em Hong Kong, confirmou a polícia local.
O novo escritório, criado sob a lei de segurança nacional recentemente promulgada por Pequim para a cidade, será responsável por supervisionar e orientar a aplicação da legislação pelo governo local, escreve o South China Morning Post. Seu objetivo é coibir tentativas de secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras, prevendo pena de prisão perpétua para determinados casos.
A nova legislação tem sido criticada por governos estrangeiros como uma tentativa chinesa de reprimir liberdades entre a população de Hong Kong. No entanto, segundo o governo local, a nova lei, ao contrário, servirá para proteger as liberdades da maioria.