Turquia mostra força militar com exibição de novos drones em Istambul (FOTOS, VÍDEO)
CC BY-SA 4.0 / CeeGee / Bayraktar Akıncı Teknofest 2019 (foto editada)Drone de combate turco, Akinci
Nos siga no
A Turquia tem a oportunidade de exibir seu novo drone durante o festival tecnológico Teknofest, que ocorre entre os dias 21 e 26 de setembro em Istambul.
Durante o festival o país exibiu sua força militar, bem como tecnologia civil, contudo, os caças atraíram a maior parte da atenção. Além disso, os drones também foram destaque no festival.
ATAK helicopters, Bayraktar Akinci Unmanned combat aerial vehicle (TIHA) and Turkey's domestically produced airplane Hurkus performs during TEKNOFEST 2021 the Aviation, Space, and Technology Festival at Ataturk Airport in Istanbul.https://t.co/tY9Zl0m9Ob pic.twitter.com/Pvvei9NNqw
— Anadolu Images (@anadoluimages) September 21, 2021
Helicópteros ATAK, veículo aéreo de combate não tripulado (TIHA) Bayraktar Akinci e aviões Hurkus produzidos pela Turquia se apresentam durante o Teknofest 2021, o Festival Tecnológico, Espacial e de Aviação no Aeroporto de Ataturk, em Istambul.
O mais novo modelo de drone, o Akinci, possui dois motores e uma envergadura de 20 metros, além de pesar seis toneladas na decolagem, segundo a agência de notícias AFP.
✈️🇹🇷🚁🇹🇷✈️🇹🇷🚁🇹🇷✈️
— TEKNOFEST (@teknofest) September 24, 2021
👀👆🏻Gözümüz nasıl yükseklerde olmasın❓#TEKNOFEST2021#MilliTeknolojiHamlesi 🇹🇷 pic.twitter.com/xQwoV5gYBC
"Estes drones vão ser nacionais, então a Turquia apoiou suas empresas e start-ups. Nós fomos uma start-up há 20 anos, sete pessoas", afirmou Haluk Bayraktar, diretor executivo da Baykar, fabricante do drone Akinci.
Anteriormente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o país pretende se tornar líder mundial na fabricação de drones.
Turkiga ayaa ku soo bandhigay Muruqyadiisa Milateri Bandhig Drone ah Teknofest Istanbul. pic.twitter.com/3pJ1dXQAZ7
— Jowhar.com (@Jowharcom) September 25, 2021
Akinci possui uma massa de voo de seis toneladas e consegue transportar 1.350 kg de carga útil, além disso, é munido com "bombas inteligentes" e equipado com tecnologia de inteligência artificial para navegação. Todos os componentes são fabricados na Turquia.