'Novos horizontes': Turquia revela tecnologias para trabalho arqueológico em antiga cidade (FOTO)
© Foto / Gaziantep Buyuksehir BelediyesiDurante escavações na "Casa dos Selos" na localidade da antiga cidade de Karkemish, na Turquia, arqueólogos descobriram raras impressões de selos de argila de uma funcionária administrativa do Império Hitita
© Foto / Gaziantep Buyuksehir Belediyesi
Nos siga no
A ajuda tecnológica acontece na cidade histórica de Becin, no distrito de Milas, que fica a cerca de 650 quilômetros ao sul da cidade de Istambul.
Becin é uma cidade famosa pelas descobertas arqueológicas e durante todo ano escavações são feitas no município. De acordo com o Daily Sabah, citando informações da agência Anadolu, o uso das novas tecnologias não só está acelerando o trabalho dos especialistas na região, como também ajudando a criar um banco de dados detalhado das escavações.
"O radar subterrâneo e os estudos das digitalizações feitas por drones vão abrir novos horizontes na antiga cidade de Becin", comemorou o líder do time de escavações, Kadir Pektas.
O radar utilizado pelos arqueólogos é capaz de registrar imagens em raios X do subsolo da região, auxiliando diretamente na escolha dos próximos locais de escavação. Os drones de última geração são capazes de digitalizar os sítios arqueológicos.
"Nós estamos fazendo a varredura em 3D com um drone equipado com um software especial. Os dados que conseguirmos são muito importantes para escavações de sucesso [futuras] e para revelar o passado e o presente da cidade antiga", disse Iskender Dolek, um dos pesquisadores da Universidade Mus Alparslan.
Underground radar reflects history of Turkey’s ancient city of Becinhttps://t.co/CxojFA923O pic.twitter.com/wxJUxKLHuP
— Yeni Şafak English (@yenisafakEN) January 18, 2022
Radar subterrâneo mostra a história da cidade antiga de Becin, na Turquia.
Os sítios arqueológicos da cidade turca vêm sendo explorados ano após ano desde 1972. Becin foi parte do Império Otomano e no ano 2000 foi encontrado em uma das escavações um tesouro com 60.000 moedas da época otomana que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é o maior do tipo já encontrado.
Atualmente a cidade de Becin está na lista de futuras candidaturas da Turquia para se tornar parte do Patrimônio Histórico da UNESCO.