- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turcos se opõem à Suécia e Finlândia na OTAN por apoios a grupo militante curdo PKK, diz chanceler

© AFP 2023 / Adem AltanMevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores turco em coletiva de imprensa em Ancara, Turquia, 19 de abril de 2022
Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores turco em coletiva de imprensa em Ancara, Turquia, 19 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2022
Nos siga no
A maioria do povo turco se opõe à adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por seu apoio aberto ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) e à milícia Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo).
Ambas são consideradas terroristas por Ancara, segundo declarou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, neste sábado (14).

"O problema para a Turquia é que a Finlândia e a Suécia estão apoiando o PKK, e a Turquia está buscando a solidariedade de uma aliança militar", disse Cavusoglu na porta de uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores da OTAN em Berlim.

De acordo com o chanceler, "esses dois países estão apoiando abertamente e se engajando com o PKK-YPG. São organizações terroristas, atacam todos os dias nossas tropas."
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante um Iftar, o jantar que quebra o jejum do Ramadã, em Ancara, Turquia, 19 de maio de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 13.05.2022
Panorama internacional
Erdogan é contra adesão de Finlândia e Suécia à OTAN: abrigam 'organizações terroristas'
Cavusoglu acrescentou que a solidariedade dentro de uma aliança como a OTAN é tão importante quanto a segurança.
"A OTAN não é uma união, não é uma organização internacional, é uma aliança. Portanto, não se trata apenas de segurança, mas também de solidariedade, solidariedade ombro a ombro quando são necessários aliados", disse o ministro.
O ministro também disse que os turcos se opõem à adesão desses países do norte da Europa à aliança e instam Ancara a bloquear sua adesão.

"A maioria do povo turco é contra a adesão desses países que apoiam as organizações terroristas PKK-YPG e estão nos pedindo para bloquear essa adesão", finalizou Cavusoglu.

Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, durante coletiva de imprensa com seu homólogo brasileiro Carlos Franca (fora da foto) no Palácio Itamaraty, Brasilia, Brasil, 25 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2022
Panorama internacional
Turquia reitera que OTAN não intervirá no conflito da Ucrânia, mas responderá a qualquer agressão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала