- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA continuam conversações com ONU e aliados da UE sobre exportações de grãos da Ucrânia

© AP Photo / Efrem LukatskyGuindastes portuários na costa sul do mar de Azov, em Mariupol, na Ucrânia, em 2 de dezembro de 2018 (foto de arquivo)
Guindastes portuários na costa sul do mar de Azov, em Mariupol, na Ucrânia, em 2 de dezembro de 2018 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos continuam tendo consultas com a Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros da União Europeia (UE) sobre os esforços para retirar grãos da Ucrânia, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, nesta segunda-feira (6).

"Continuamos em diálogo e comunicação muito próximos com os principais parceiros neste esforço com nossos aliados europeus, com a Turquia, em termos de seus esforços, e com a ONU", disse Price durante coletiva de imprensa.

Price disse que na semana passada uma delegação da ONU informou altos funcionários dos EUA sobre os esforços para coordenar a segurança marítima no mar Negro.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, planeja discutir mecanismos para desbloquear as entregas de grãos da Ucrânia durante sua visita à Turquia nesta semana.
O site norte-americano Politico informou, no domingo (5), citando autoridades, que os Estados Unidos não concordarão com um acordo relacionado às exportações de grãos que envolva o levantamento das sanções impostas à Rússia.
Kremlin (no plano de frente) e Ministério das Relações Exteriores russo (à direita, no plano traseiro) em Moscou, Rússia, foto publicada em 7 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2022
Panorama internacional
Rússia não é a fonte de ameaças de fome mundial, culpem as sanções, diz Kremlin
Autoridades dos EUA agora estão acompanhando de perto as negociações, bem como as conversas separadas da Rússia com a Turquia sobre a passagem segura dos grãos ucranianos, disse a reportagem.
A Ucrânia e a Rússia respondem por quase um terço da produção mundial de trigo e cevada e metade de óleo de girassol.
O Ocidente acusou a Rússia de interromper as exportações de grãos da Ucrânia. A Rússia rejeitou repetidamente essa alegação, enfatizando que os portos serão reabertos assim que minas navais ucranianas forem removidas dos locais.
Na sexta-feira (3), o presidente russo, Vladimir Putin, disse à emissora Rossiya 24 que não havia obstáculos à exportação de grãos da Ucrânia. Os navios que transportam trigo podem deixar o mar Negro sem problemas, desde que Kiev limpe os portos ucranianos de minas.
Colheita de trigo perto da localidade de Solgon, região de Krasnoyarsk, Rússia, foto publicada em 28 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2022
Panorama internacional
Rússia nega completamente estar roubando grãos ucranianos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала