Na Arábia Saudita, Biden assina 18 acordos com Riad, incluindo o setor de energia
23:58 15.07.2022 (atualizado: 04:16 16.07.2022)
© Bandar AljaloudO presidente norte-americano, Joe Biden (à esquerda), cumprimenta o príncipe saudita Mohammed bin Salman, após chegar a Jeddah, na Arábia Saudita
© Bandar Aljaloud
Nos siga no
Na sexta-feira (15), os Estados Unidos e a Arábia Saudita assinaram 18 acordos e memorandos de cooperação durante visita do presidente norte-americano, Joe Biden, ao país árabe.
Conforme publicou a agência estatal saudita Saudi Press, os acordos abrangem setores como investimentos, espaço, energia, informação, comunicação, tecnologia, saúde e outras esferas.
Os acordos entre Washington e Riad abrem caminhos para a ampliação da cooperação entre os países nas áreas citas, segundo a agência.
Entre os acordos assinados está um entre a Autoridade Espacial Saudita e a agência espacial norte-americana NASA para a exploração conjunta da Lua e de Marte.
© AP Photo / Evan VucciO presidente norte-americano, Joe Biden, durante encontro virtual com governadores democratas sobre direito ao aborto, na Casa Branca. Washington, EUA, 1º de julho de 2022
O presidente norte-americano, Joe Biden, durante encontro virtual com governadores democratas sobre direito ao aborto, na Casa Branca. Washington, EUA, 1º de julho de 2022
© AP Photo / Evan Vucci
Além disso, os memorandos de cooperação incluem a participação de empresas dos EUA como a Boeing, a Raytheon, a Medtronic and Digital Diagnostics, a IKVA e a IBM. No acordo específico com a IBM, foram incluídos cursos para 100 mil jovens sauditas acima de cinco anos em outo áreas de inovação.
Biden tem prometido mudar o tom das relações com os sauditas em meio às restrições impostas ao mercado de petróleo. O preço dos combustíveis tem sido um fator de pressão para o governo norte-americano, que enfrenta a maior inflação em mais de 40 anos.