'Cavalo de Tróia': mídia explica como Turquia ajuda Rússia a contornar sanções
© Sputnik / Sergey Guneev / Acessar o banco de imagensO presidente russo Vladimir Putin aperta a mão do presidente turco Recep Tayyip Erdogan durante reunião em Istambul, Turquia.
© Sputnik / Sergey Guneev
/ Nos siga no
A Rússia está contornando as sanções ocidentais com a ajuda do seu "cavalo de Tróia na OTAN" – a Turquia, escreve a revista francesa Courrier International.
"Ao longo dos últimos meses, o comércio entre Ancara e Moscou registrou um ‘boom’, sinal de uma significativa atividade de trânsito para ajudar a Rússia a escapar das sanções internacionais", indica a publicação.
Além disso, Putin e Erdogan chegaram a acordo de promover o uso na Turquia do sistema de pagamentos russo "Mir", o que vai facilitar de forma considerável as transações comerciais com este país para as empresas russas.
Segundo as previsões dos especialistas, tal parceria fará com que os dois países, um dos quais faz parte da OTAN, fortaleçam consideravelmente os seus laços econômicos.
Após o início da operação especial russa para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, o Ocidente fortaleceu a pressão sancionatória contra Moscou: ativos russos no valor de centenas de bilhões de dólares foram congelados, a União Europeia aprovou sete pacotes de restrições, incluindo o embargo ao carvão e petróleo russos. O Kremlin chamou tais medidas de guerra econômica nunca antes vista. Como salientou o presidente russo Vladimir Putin, conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia ocidental a longo prazo, enquanto as sanções atingiram de forma séria toda a economia mundial.