Três navios com quase 50 mil toneladas de milho e trigo são autorizados a deixar a Ucrânia
20:01 04.09.2022 (atualizado: 16:55 05.09.2022)
© Sputnik / Konstantin MihalchevskiyVista do porto marítimo de Mariupol durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Mariupol, na República Popular de Donetsk (RPD), em 25 de maio de 2022
© Sputnik / Konstantin Mihalchevskiy
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Neste domingo (4), três navios com produtos alimentícios e grãos foram autorizados a deixar os portos ucranianos como parte da iniciativa de grãos do mar Negro, disse o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês), com sede em Istambul.
Os navios My Meray, Golden Yara e Baron tiveram autorização concedida para deixar a Ucrânia na segunda-feira (5). Juntas, as embarcações transportarão uma carga de 49.250 toneladas métricas de produtos alimentícios da Ucrânia para a Turquia e o Egito, de acordo com o JCC.
O My Meray partirá do porto de Chornomorsk e seguirá para o Egito com uma carga de 30 mil toneladas de milho. O Golden Yara partirá de Yuzhne e transportará 13,5 mil toneladas de trigo para Mersin, na Turquia. Já o Baron partirá de Odessa com 5.750 toneladas de milho e também seguirá para a Turquia.
© Sputnik / Vyacheslav BobkovPorto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990
Porto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990
© Sputnik / Vyacheslav Bobkov
Até este domingo (4), mais de 2 milhões de toneladas de produtos alimentícios foram transportados para fora dos portos ucranianos via mar sob o acordo de grãos de Istambul, firmado em 22 de julho entre Rússia, Ucrânia e Turquia.
A iniciativa, intermediada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro.
Três portos-chave ucranianos — Odessa, Chornomorsk e Yuzhne — foram desbloqueados para retomar as exportações. Além disso, o JCC foi criado para monitorar a implementação da iniciativa, incluindo a garantia de que os navios de carga não transportem pessoal ou mercadorias não autorizadas.