Rússia 'retorna ao Ártico' a nível econômico e de defesa, diz Vladimir Putin
© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaA base militar "Trifólio Ártico" foi construída nas ilhas Alexandre (um conjunto de pequenas ilhas desabitadas da Terra de Francisco José, no Ártico Russo)
© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia
Nos siga no
A Rússia está voltando para o Ártico tanto do ponto de vista econômico, como quanto à manutenção das capacidades de defesa, afirmou nesta segunda-feira (5) o presidente russo Vladimir Putin.
"A Rússia está retornando ao Ártico tanto do ponto de vista econômico, como em relação à manutenção da capacidade de defesa do país e à prevenção de situações de emergência. Vamos desenvolver lá a infraestrutura do Ministério para Situações de Emergência. Vai ser explorada a Rota do Mar do Norte, já lançamos alguns grandes projetos econômicos, inclusive no âmbito da energia" nesta região, constatou o presidente russo durante o Fórum Ambiental Juvenil da Rússia.
"O Ártico é uma região muito vulnerável no que se refere à ecologia e precisa de uma atenção especial para a sua proteção, portanto, tudo isso junto – a limpeza do lixo velho e a criação de condições favoráveis, garantindo de forma confiável os interesses da vida humana, bem como os interesses econômicos, de defesa e de proteção do meio ambiente, tudo isso junto é uma tarefa muito difícil", notou o mandatário russo.
Ele também declarou que o futuro da Rússia "está em grande medida conectado com o Ártico", e que a primeira coisa que deve ser feita é limpá-lo "daquilo que foi acumulado lá em resultado de atividade humana nas últimas décadas".