- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin dialoga com Tajiquistão e Quirguistão para evitar escalada no conflito que já deixou 71 mortes

© Sputnik / Sergei GuneevVladimir Putin, presidente da Rússia, participa de cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) em 16 de setembro de 2022
Vladimir Putin, presidente da Rússia, participa de cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) em 16 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2022
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou com autoridades do Tajiquistão e do Quirquistão neste domingo (18) e fez um apelo para que evitem uma escalada no conflito que atinge a fronteira entre os países. Os confrontos já deixaram 71 mortes nos últimos dias.
Segundo informações do Kremlin, Putin telefonou para os presidentes do Quirguistão, Sadyr Japarov, e do Tajiquistão, Emomali Rahmon, para intermediar o conflito.

"Vladimir Putin apelou às partes para que evitem uma nova escalada e tomem medidas para resolver a situação o mais rapidamente possível por meios pacíficos, exclusivamente políticos e diplomáticos", disse o Kremlin em comunicado.

O presidente russo reiterou a prontidão de Moscou em "fornecer a assistência necessária para garantir a estabilidade nas áreas fronteiriças do Quirguistão e do Tajiquistão".
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Tajiquistão informou neste domingo (18) que 35 cidadãos tajiques morreram durante o conflito armado na fronteira com o Quirguistão nos últimos dias.

"Um total de 35 cidadãos tajiques foram mortos, cerca de 30 ficaram feridos como resultado de ataques armados do Quirguistão", disse o MRE do Tajiquistão em comunicado sobre a situação na fronteira entre os dois países.

Ao mesmo tempo, o Quirguistão elevou o número de mortos para 36 e os feridos para 134 como resultado dos combates. Com isso, 71 pessoas já morreram em razão da escalada dos confrontos no últimos dias.
Grande parte da fronteira entre Quirguistão e Tajiquistão permanece indefinida, levando a disputas pelo uso da terra e recursos hídricos, com frequentes confrontos entre guardas de fronteira e brigas entre comunidades que foram separadas por uma linha divisória após a desintegração da União Soviética.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a cúpula do BRICS em formato de videoconferência, 9 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2021
Putin: situação na zona da OTSC não só é instável, como apresenta riscos para países da região
Nos últimos dias ocorreram vários confrontos armados com uso de artilharia e armas pesadas ao longo da fronteira. Os dois países concordaram com um cessar-fogo na sexta-feira, mas no dia seguinte acusaram-se mutuamente de violar a trégua.
Durante a espiral anterior de violência, em abril de 2021, os combates causaram 36 mortes e quase 200 feridos no Quirguistão e de 19 óbitos e 87 feridos no Tajiquistão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала