https://noticiabrasil.net.br/20221111/porta-avioes-sao-paulo-segue-impedido-de-atracar-e-transportadora-estuda-processar-governo-de-pe-25879360.html
Porta-aviões São Paulo segue impedido de atracar e transportadora estuda processar governo de PE
Porta-aviões São Paulo segue impedido de atracar e transportadora estuda processar governo de PE
Sputnik Brasil
Desde agosto, o maior porta-aviões do Brasil segue sem conseguir achar um porto que o aceite por questões ambientais. Depois de ser proibido de chegar à... 11.11.2022, Sputnik Brasil
2022-11-11T17:57-0300
2022-11-11T17:57-0300
2022-11-11T17:59-0300
notícias do brasil
porta-aviões
pernambuco
turquia
processo
marinha do brasil
sucata
estaleiro
porto
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/157/60/1576027_0:160:2400:1510_1920x0_80_0_0_c39b4cd53f3beee58f1e33a9b88f7609.jpg
Nesta sexta-feira (11), a transportadora MKS, responsável pelo porta-aviões São Paulo, disse que está estudando a possibilidade de processar o governo de Pernambuco por conta da liminar da Justiça Federal que a impede de atracar a embarcação no Porto de Suape, segundo o jornal O Globo.Neste contexto, a empresa considera ajuizar uma ação contra o governo pernambucano pedindo uma indenização de US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões). A MSK acusa as denúncias de que o navio teria material tóxico e radioativo como "notícias falsas".O porta-aviões São Paulo está "vagando" pelas águas do Atlântico há pelo menos três meses. No ano passado, a embarcação foi comprada pelo estaleiro turco SOK em um leilão feito pela Marinha pelo valor de R$ 10,5 milhões.Entretanto, devido à alta concentração de amianto na embarcação, no entanto, o governo turco proibiu a entrada do porta-aviões brasileiro. Antes mesmo de chegar perto da Turquia, o Reino Unido já havia proibido a passagem do navio por Gibraltar pelas questões ambientais, conforme noticiado.Com aproximadamente 9,6 milhões de toneladas de amianto, o porta-aviões não consegue atracar em nenhum país. A Marinha, contudo, alega que o navio foi desamiantizado na década de 1990, quando ainda pertencia ao governo francês, mas não apresentou documentos que comprovassem a afirmação, relata a mídia.O porta-aviões São Paulo da classe Clemenceau foi construído na França, entre 1957 e 1960, e chama a atenção pelas suas dimensões: são 266 metros de comprimento e um peso de 32,8 mil toneladas.
https://noticiabrasil.net.br/20220831/de-promessa-a-sucata-que-licao-o-brasil-pode-tirar-dos-problemas-com-o-porta-avioes-sao-paulo-24498247.html
pernambuco
turquia
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2022
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/157/60/1576027_0:0:2400:1800_1920x0_80_0_0_f53ff4e4d4191e20cf34229082fae37a.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
porta-aviões, pernambuco, turquia, processo, marinha do brasil, sucata, estaleiro, porto
porta-aviões, pernambuco, turquia, processo, marinha do brasil, sucata, estaleiro, porto
Porta-aviões São Paulo segue impedido de atracar e transportadora estuda processar governo de PE
17:57 11.11.2022 (atualizado: 17:59 11.11.2022) Desde agosto, o maior porta-aviões do Brasil segue sem conseguir achar um porto que o aceite por questões ambientais. Depois de ser proibido de chegar à Turquia, está tentando desde o começo de outubro atracar em Pernambuco, mas é impedido pelas autoridades.
Nesta sexta-feira (11), a transportadora MKS, responsável pelo porta-aviões São Paulo, disse que está estudando a possibilidade de
processar o governo de Pernambuco por conta da liminar da Justiça Federal que a impede de atracar a embarcação no Porto de Suape,
segundo o jornal O Globo.
"Enquanto o navio segue aguardando a decisão das autoridades, são consumidas cerca de 20 toneladas de combustível para que os rebocadores sustentem o navio, ocasionando consumo desnecessário, em total prejuízo ao meio ambiente e às normas internacionais das quais somos cumpridores", disse o advogado da MSK, Zilan Costa e Silva, citado pela mídia.
Neste contexto, a empresa considera ajuizar uma ação contra o governo pernambucano pedindo uma indenização de US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões). A MSK acusa as denúncias de que o navio teria material tóxico e radioativo como "notícias falsas".
"A empresa lamenta que o posicionamento das autoridades locais esteja se dando em razão de versões apresentadas por grupos que não possuem expertise no tema, sem conhecimento marítimo e na análise de materiais perigosos", afirma, em nota.
O porta-aviões São Paulo
está "vagando" pelas águas do Atlântico há pelo menos três meses. No ano passado, a embarcação
foi comprada pelo estaleiro turco SOK em um leilão feito pela Marinha pelo valor de R$ 10,5 milhões.
Entretanto,
devido à alta concentração de amianto na embarcação, no entanto, o governo turco proibiu a entrada do porta-aviões brasileiro. Antes mesmo de chegar perto da Turquia, o Reino Unido já havia proibido a passagem do navio por Gibraltar pelas questões ambientais,
conforme noticiado.
Com aproximadamente 9,6 milhões de toneladas de amianto, o porta-aviões
não consegue atracar em nenhum país. A Marinha, contudo, alega que o navio foi desamiantizado na década de 1990, quando ainda pertencia ao governo francês,
mas não apresentou documentos que comprovassem a afirmação, relata a mídia.
O porta-aviões São Paulo da classe Clemenceau foi construído na França, entre 1957 e 1960, e chama a atenção pelas suas dimensões: são 266 metros de comprimento e um peso de 32,8 mil toneladas.