- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

General da 10ª Região Militar diz à tropa que protegerá protestos e desafia Judiciário (VÍDEO)

© Folhapress / Evandro LealApoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam ato antidemocrático em frente ao Comando Militar do Sul, no centro de Porto Alegre, 17 de novembro de 2022
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam ato antidemocrático em frente ao Comando Militar do Sul, no centro de Porto Alegre, 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2022
Nos siga no
Discursando na 10ª Região Militar do Exército, em Fortaleza (que também abrange Ceará e Piauí), general diz que o bem vencerá o mal "ainda que existam ordens de outros poderes no caminho contrário", se referindo ao Judiciário.
Em um vídeo que circula nas redes sociais desde ontem (18), o general André Luiz Ribeiro Campos Allão, comandante da 10ª Região Militar do Exército, em Fortaleza (CE), explica à tropa sobre as providências que tomou em favor dos manifestantes que se mantêm em frente ao quartel pedindo intervenção militar e anulação das eleições.
"Aqui em Fortaleza, na frente da 10ª Região Militar, eu tenho atuado juntamente com a governadora, com a prefeitura, com as secretarias e os órgãos de segurança pública para que essas pessoas sejam protegidas. Toda manifestação ordeira e pacífica ela é justa, não interessa o que ela pede. Ela é justa", diz Campos Allão.
Contudo, vários juristas têm repetido que atos pedindo a anulação das eleições e intervenção do Exército no governo, mesmo pacíficos, podem ser enquadrados no crime de incitação, previsto no Código Penal, com punição de detenção de seis meses ou multa, segundo o UOL.

"E eu tenho a responsabilidade, como comandante, de trabalhar para que quem vai à frente da 10ª Região Militar seja protegido, ainda que existam ordens de outros poderes no caminho contrário", enfatiza o general, em referência indireta ao Poder Judiciário.

Quase no fim do vídeo, o comandante da 10ª Região Militar, que abrange Ceará e Piauí, filosofa: "O mal vai ser vencido com o bem, o mal não é vencido com o mal. Assim tenho atuado". O vídeo não indica a data em que o pronunciamento foi feito.
Bolsonaristas realizam ato em frente ao Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022
Notícias do Brasil
Apoiadores de Bolsonaro culpam generais por impedirem intervenção militar; Exército fala em covardia
Em várias decisões, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem determinado às polícias que não permitam protestos que impeçam o trânsito de veículos e pessoas. Moraes também bloqueou as contas bancárias de 43 pessoas físicas e jurídicas que seriam os financiadores dos protestos, relata a mídia.
A mídia afirma que tentou contato com a 10ª Região Militar para saber mais informações, mas não teve retorno da instituição até o momento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала