Europa e EUA enfrentarão alta inflação neste ano, dizem economistas do Fórum Econômico Mundial
© AP Photo / Markus SchreiberUm agente de segurança da polícia no telhado de um hotel antes do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, 24 de janeiro de 2022
© AP Photo / Markus Schreiber
Nos siga no
A grande maioria dos economistas no Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) espera que a inflação alta ou mesmo muito alta atinja a Europa e os Estados Unidos neste ano, diz o relatório de previsão da organização em maio de 2023.
"As taxas globais começaram a diminuir, mas a inflação básica tem sido mais rígida do que muitos esperavam. A dinâmica é particularmente forte na Europa e nos EUA, onde grandes maiorias dos principais economistas (90% e 68%, respectivamente) esperam inflação alta ou muito alta neste ano. A China continua a ser uma anomalia da inflação, com apenas 14% esperando uma inflação alta neste ano", segundo documento do fórum.
O Ocidente intensificou as sanções contra a Rússia por causa de sua operação militar especial na Ucrânia, o que fez disparar os preços da eletricidade, do combustível e dos alimentos na Europa e nos Estados Unidos.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, e as sanções foram um duro golpe para toda a economia mundial. As autoridades russas insistiram repetidamente que Moscou vai resolver todos os problemas ocasionados pelo Ocidente.