Japão vai continuar fornecendo assistência à Ucrânia em desminagem e reconstrução
© AP Photo / Susan WalshO primeiro-ministro japonês Fumio Kishida fala durante uma sessão de trabalho do G7 sobre alimentação, saúde e desenvolvimento durante a Cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 20 de maio de 2023

© AP Photo / Susan Walsh
Nos siga no
O Japão vai continuar a fornecer assistência à Ucrânia na desminagem de seus territórios e reconstrução, disse o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, nesta segunda-feira (12).
"O Japão já prometeu US$ 7,6 bilhões [cerca de R$ 37,2 bilhões] em assistência à Ucrânia e aos países vizinhos. Além disso, o Japão oferece assistência abrangente em várias áreas, incluindo o fornecimento de equipamentos para defesa. [...] Usaremos a experiência e o conhecimento do Japão em áreas como desminagem, remoção de detritos, restauração de suporte vital, inclusive no campo de energia, agricultura", disse Kishida.
O governo e as empresas privadas do Japão criaram um conselho para a preparação da promoção da recuperação econômica da Ucrânia, acrescentou Kishida.
Em fevereiro, o Japão forneceu assistência não letal à Ucrânia, que incluiu coletes à prova de balas, capacetes e caminhões. Além disso, militantes ucranianos feridos vão ser tratados no Japão, com dois deles iniciando o tratamento em junho.