- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ancara está de prontidão para mediar conflito ucraniano, diz Erdogan

© Sputnik / Sergei GuneevPresdiente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante coletiva de imprensa com seu homóloho russo, Vladimir Putin, em Sochi, 4 de setembro de 2023
Presdiente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante coletiva de imprensa com seu homóloho russo, Vladimir Putin, em Sochi, 4 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se encontraram na cidade russa de Sochi, no mar Negro, nesta segunda-feira (4), e dentre outros assuntos, discutiram suas perspectivas sobre a crise ucraniana.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que seu homólogo turco, o presidente Recep Tayyip Erdogan presta muita atenção à resolução da situação na Ucrânia, mas lembrou que os acordos alcançados através da mediação da Turquia foram jogados no lixo pela Ucrânia.
Segundo Erdogan, Ancara está pronta para mediar o diálogo entre Moscou e Kiev.

"Estamos determinados a liderar os esforços para trazer estabilidade à nossa região [...]. Organizamos conversações no nosso país entre as partes no conflito na Ucrânia. Estamos novamente prontos para assumir a função de intermediários", disse o presidente em coletiva de imprensa após o seu encontro com Putin.

Erdogan disse ainda ter discutido a situação na África e no Cáucaso com o presidente russo, Vladimir Putin, em Sochi.

"Discutimos com o sr. Putin uma série de problemas regionais e globais. Como parte das discussões, abordamos a situação na Síria, Transcaucásia, África, incluindo os últimos desdobramentos na situação da Líbia", disse.

As relações estreitas entre Ancara e Moscou vão ajudar a resolver os problemas regionais, acrescentou Erdogan.
Presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, em Sochi, Rússia, 4 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Panorama internacional
Rússia regressará ao acordo de grãos assim que as obrigações perante ela forem cumpridas, diz Putin
Putin observou ainda que Moscou nunca recusou os serviços de mediação sobre a situação na Ucrânia e que a troca de pontos de vista entre a Rússia e a Turquia tem sido "bastante útil".
"Em geral, penso que a troca de pontos de vista sobre as questões regionais e outras mencionadas foi bastante útil. E para concluir, gostaria de expressar mais uma vez a minha gratidão pelo trabalho conjunto, pelo diálogo significativo e produtivo", disse Putin durante conferência de imprensa.
Os líderes também discutiram a construção de uma nova usina nuclear em Sinop com objetivo de cooperar com a promoção da segurança energética da Turquia.
"O trabalho [na usina nuclear] em Akkuyu está em andamento e hoje discutimos a construção de uma usina nuclear em Sinop como um segundo passo. A Turquia dará um salto afrente graças a esses passos", disse Erdogan em entrevista coletiva.
As relações bilaterais, a crise na Ucrânia, bem como o expirado acordo dos grãos do mar Negro, foram algumas das questões discutidas entre os dois líderes que manifestaram a satisfação mútua pela parceria estabelecida em prol da segurança da região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала