Ancara está de prontidão para mediar conflito ucraniano, diz Erdogan
10:57 04.09.2023 (atualizado: 14:29 04.09.2023)
© Sputnik / Sergei GuneevPresdiente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante coletiva de imprensa com seu homóloho russo, Vladimir Putin, em Sochi, 4 de setembro de 2023
© Sputnik / Sergei Guneev
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se encontraram na cidade russa de Sochi, no mar Negro, nesta segunda-feira (4), e dentre outros assuntos, discutiram suas perspectivas sobre a crise ucraniana.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que seu homólogo turco, o presidente Recep Tayyip Erdogan presta muita atenção à resolução da situação na Ucrânia, mas lembrou que os acordos alcançados através da mediação da Turquia foram jogados no lixo pela Ucrânia.
Segundo Erdogan, Ancara está pronta para mediar o diálogo entre Moscou e Kiev.
"Estamos determinados a liderar os esforços para trazer estabilidade à nossa região [...]. Organizamos conversações no nosso país entre as partes no conflito na Ucrânia. Estamos novamente prontos para assumir a função de intermediários", disse o presidente em coletiva de imprensa após o seu encontro com Putin.
Erdogan disse ainda ter discutido a situação na África e no Cáucaso com o presidente russo, Vladimir Putin, em Sochi.
"Discutimos com o sr. Putin uma série de problemas regionais e globais. Como parte das discussões, abordamos a situação na Síria, Transcaucásia, África, incluindo os últimos desdobramentos na situação da Líbia", disse.
As relações estreitas entre Ancara e Moscou vão ajudar a resolver os problemas regionais, acrescentou Erdogan.
Putin observou ainda que Moscou nunca recusou os serviços de mediação sobre a situação na Ucrânia e que a troca de pontos de vista entre a Rússia e a Turquia tem sido "bastante útil".
"Em geral, penso que a troca de pontos de vista sobre as questões regionais e outras mencionadas foi bastante útil. E para concluir, gostaria de expressar mais uma vez a minha gratidão pelo trabalho conjunto, pelo diálogo significativo e produtivo", disse Putin durante conferência de imprensa.
Os líderes também discutiram a construção de uma nova usina nuclear em Sinop com objetivo de cooperar com a promoção da segurança energética da Turquia.
"O trabalho [na usina nuclear] em Akkuyu está em andamento e hoje discutimos a construção de uma usina nuclear em Sinop como um segundo passo. A Turquia dará um salto afrente graças a esses passos", disse Erdogan em entrevista coletiva.
As relações bilaterais, a crise na Ucrânia, bem como o expirado acordo dos grãos do mar Negro, foram algumas das questões discutidas entre os dois líderes que manifestaram a satisfação mútua pela parceria estabelecida em prol da segurança da região.