Chanceler do Peru e embaixador nos EUA renunciam após reunião frustrada entre Boluarte e Biden
22:34 06.11.2023 (atualizado: 06:56 07.11.2023)
© AP Photo / Foto AP/Esteban FelixMinistra das Relações Exteriores do Peru Ana Cecilia Gervasi renuncia
© AP Photo / Foto AP/Esteban Felix
Nos siga no
A ministra das Relações Exteriores do Peru, Ana Cecilia Gervasi, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (6), após ser alvo de críticas devido a uma reunião malsucedida entre a presidente peruana Dina Boluarte e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington.
A notícia foi confirmada pelo presidente do Conselho de Ministros do país, Alberto Otárola. De acordo com a agência de notícias Reuters, Díaz não conseguiu organizar uma reunião protocolar entre a presidente peruana Dina Boluarte e o presidente norte-americano Joe Biden, durante a visita de Boluarte aos EUA na semana passada.
O embaixador do Peru nos Estados Unidos, Gustavo Meza-Cuadra, também renunciou nesta segunda-feira.
Tras frustrada reunión entre Boluarte y Biden: Gustavo Meza-Cuadra renuncia como embajador de Perú en EE.UU. https://t.co/ZINpmVeo05 #Perú #JoeBide #DinaBoluarte #GustavoMezaCuadra #embajador
— Universidad | Noticias | Política | Perú (@UniversidadPe) November 6, 2023
Em vez de uma reunião bilateral, Boluarte e Biden tiveram uma conversa privada durante a cúpula da Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas, em Washington, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores. Na carta de renúncia, Gervasi não detalha o motivo de sua decisão:
"Durante o meu tempo como ministra de Relações Exteriores, conseguimos reposicionar o Peru como um país sólido e confiável que exerce liderança em processos de integração [...]. Tendo concluído esse ciclo, apresento à senhora presidente a minha renúncia ao cargo", afirma Gervasi em uma carta endereçada a Boluarte.
19 de outubro 2023, 21:16