- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: em reunião secreta EUA-G7 sobre Ucrânia, resistência à Rússia frustra países do Sul Global

© AFP 2023 / Mandel NganO presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, chegam para entrevista coletiva na Casa Branca. Washington, D.C., 12 de dezembro de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, chegam para entrevista coletiva na Casa Branca. Washington, D.C., 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Nos siga no
Uma reunião secreta ocorreu no mês passado em Riad, na Arábia Saudita, entre os Estados Unidos, a Ucrânia, seus aliados do G7 e um pequeno grupo de países do Sul Global, a fim de tentar angariar apoio às condições de Kiev para a solução do conflito com Moscou.
A Rússia não foi convidada para a reunião, e a China decidiu não enviar representante, escreve a agência Bloomberg.
De acordo com a agência, o segredo do encontro visava, em parte, fazer com que os países participantes se sentissem mais confortáveis ​​em aderir, pois acreditava-se que o formato menor permitiria uma discussão mais livre e franca sobre a chamada fórmula de paz da Ucrânia.
No entanto, não houve grande progresso, segundo pessoas familiarizadas com a sessão ouvidas pela mídia, uma vez que a Ucrânia e os seus aliados do G7 continuaram a resistir aos apelos das nações do Sul Global para se envolverem diretamente com a Rússia, disseram.
Embora altos funcionários da Índia, da Arábia Saudita e da Turquia tenham participado da reunião de dezembro em Riad, outras grandes nações do Sul Global que compareceram a algumas das sessões maiores anteriores – como China, Brasil e Emirados Árabes Unidos – não enviaram seus representantes.
O Brasil, que preside o G20 este ano, contribuiu com uma declaração por escrito elaborada pelo assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim.
Itamaraty - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Notícias do Brasil
Antes de nova reunião sobre paz na Ucrânia, Brasil alerta que sem Rússia encontro não dará resultado
Ainda assim, a Ucrânia e os seus aliados planejaram outra reunião do grupo mais amplo na Suíça na próxima semana, antes do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) em Davos, e convidaram mais de 100 países. Sessões anteriores foram realizadas em Copenhague, Jidá e Malta no ano passado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала