Investigador acusa Ucrânia de usar munições com agentes tóxicos em Donetsk (VÍDEO)
13:28 13.05.2024 (atualizado: 21:16 13.05.2024)
© AP Photo / Matt RourkeProjéteis de artilharia M795 de 155 mm são armazenados para envio a outras instalações para completar o processo de fabricação na Fábrica de Munições do Exército de Scranton em Scranton, Pensilvânia, 13 de abril de 2023
© AP Photo / Matt Rourke
Nos siga no
As tropas ucranianas usaram munições contendo agentes químicos contra a população civil na cidade de Semyonovka, no centro da região russa de Donetsk, no final de abril, disse o especialista químico Leonid Rink à Sputnik.
"As tropas ucranianas usaram armas químicas porque as pessoas apresentavam sintomas de asfixia, cheiro amargo de amêndoas, cheiro metálico e vômitos. Esses sintomas correspondem aos observados quando se usa cianeto de hidrogênio", disse Leonid Rink, doutor em química e criador de um gás paralisante chamado Novichok, à Sputnik.
No final de abril, Sergei, um residente de Semenovka evacuado pelas forças russas, disse à Sputnik que o Exército Ucraniano usou armas químicas contra a população, fazendo com que as pessoas se engasgassem, vomitassem e tossissem intensamente, alguns sintomas que persistem até hoje.
O cianeto de hidrogênio (HCN), também conhecido como ácido cianídrico, é um agente tóxico que causa intoxicações graves. A substância é um líquido incolor e altamente volátil e 0,05 gramas são suficientes para causar a morte.
Os sintomas da exposição de curto prazo ao cianeto de hidrogênio são cheiro amargo de amêndoa, irritação na garganta, tontura, náusea, medo, enquanto o envenenamento grave causa desmaios, convulsões, hiperemia e paralisia respiratória.
O Ministério da Defesa russo anunciou a libertação de Semenovka em 29 de abril.