- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Marinhas dos EUA e Taiwan realizaram exercícios secretos com 'múltiplos recursos militares'

© AFP 2023 / Sam Yeh Um soldado armado fica alerta em um lançador de mísseis durante o exercício do Ministério da Defesa Nacional no porto naval de Zuoying, em 31 de janeiro de 2024
Um soldado armado fica alerta em um lançador de mísseis durante o exercício do Ministério da Defesa Nacional no porto naval de Zuoying, em 31 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2024
Nos siga no
As Marinhas dos Estados Unidos e de Taiwan fizeram treinamentos conjuntos no oceano Pacífico em abril, os quais, oficialmente, não aconteceram, disseram quatro pessoas informadas sobre o assunto.
O envolvimento militar EUA-Taiwan, incluindo visitas e treino, é mantido discreto e muitas vezes não é confirmado oficialmente devido à objeção da China a quaisquer contatos militares entre Washington e Taipé.
Os exercícios, que não foram divulgados, aconteceram no mês passado no Pacífico Ocidental, segundo as fontes, que pediram anonimato dada a delicadeza do assunto, relata o Yahoo.
Uma fonte disse que "múltiplos recursos militares" estavam envolvidos. Uma segunda fonte disse que os exercícios não existiam oficialmente e foram apelidados de "encontros marítimos não planejados", apontando para um acordo tácito no qual ambos os lados afirmam que os exercícios foram simplesmente o resultado de encontros coincidentes.
"É como se eu estivesse jantando neste restaurante e você também estivesse aqui. Então parece que estou apenas dividindo a mesma mesa com alguém", exemplificou uma das fontes.
Essa mesma fonte também disse que cerca de meia dúzia de navios da Marinha de ambos os lados, incluindo fragatas e navios de abastecimento e apoio, participaram nos exercícios de um dia de duração, que foram concebidos para praticar operações "básicas", como comunicações e reabastecimento.
Fuzileiros navais dos EUA descem uma duna de areia após um exercício de fogo real contra uma força de invasão imaginária como parte dos exercícios militares anuais conjuntos de Balikatan entre os EUA e as Filipinas em Laoag, na costa noroeste da ilha de Luzon, em 6 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2024
Panorama internacional
EUA chegam 'mais perto' e realizam exercícios com as Filipinas em pequena ilha próxima a Taiwan
Uma terceira fonte afirmou que embora os "encontros não planejados" envolvam principalmente exercícios básicos, tais exercícios são vitais para garantir que as duas forças militares possam operar juntas em tempos de emergência. A fonte acrescentou que as duas Marinhas praticaram também diversas manobras táticas, incluindo a busca de alvos subaquáticos.
A Marinha de Taiwan disse em comunicado que, para lidar com cenários inesperados no mar e minimizar a "interferência" entre si, a força "age em conjunto com o Código para Encontros Não Planejados no Mar, promovido pelos EUA", também conhecido pela sigla CUES. O Pentágono não quis comentar o relatório.
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas afirma já ser, mantendo laços próximos a países ocidentais, principalmente os EUA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала