- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Exército da Rússia liberta povoados de Glubokoe, Rabotino e Lukiantsy, informa Ministério da Defesa

© Sputnik / Yevgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensMilitar das Forças Armadas da Rússia na linha de frente na direção de Zaporozhie
Militar das Forças Armadas da Rússia na linha de frente na direção de Zaporozhie  - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2024
Nos siga no
Durante as últimas 24 horas as unidades do agrupamento de tropas russas Sever (Norte) libertaram os povoados de Glubokoe e Lukiantsy na região de Carcóvia e Rabotino na região de Zaporozhie, informou nesta quarta-feira (15) o Ministério da Defesa da Rússia.
Destaca-se que, na área de responsabilidade do referido agrupamento, o Exército ucraniano perdeu até 125 militares, três tanques, três veículos de combate de infantaria, um veículo de combate do sistema Olkha, um sistema de lançamento múltiplo de foguetes RM-70 Vampire de produção tcheca, obuseiros e um canhão antitanque Rapira.
A entidade militar informa que o agrupamento de tropas russas Dniepre libertou o povoado de Rabotino, na região de Zaporozhie, as perdas das tropas ucranianas foram de até 25 militares, dois carros e um obuseiro M777 dos EUA.
Rabotino é um povoado na linha de frente na região de Zaporozhie. As autoridades de Kiev o apresentavam como a principal conquista da contraofensiva das forças ucranianas no passado verão europeu. Para a tomada desta vila a Ucrânia introduziu na batalha, a partir da reserva estratégica, brigadas que tiveram treinamento ocidental.
No último dia, sistemas de defesa antiaérea da Rússia derrubaram um caça ucraniano MiG-29, 40 drones, 12 mísseis tático-operacionais ATACMS dos EUA, 45 projéteis de sistema Himars e outros alvos.
Nas últimas 24 horas, as tropas ucranianas lançaram 16 contra-ataques malsucedidos e perderam cerca de 360 combatentes na área de responsabilidade dos agrupamentos russos Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro). Além dos soldados, o adversário perdeu um veículo de combate de sistema Grad, um obuseiro M198 dos EUA, três peças de artilharia autopropulsadas Gvozdika, um canhão M119, um veículo de combate alemão Marder e vários outros equipamentos militares.
No total, desde o início da operação especial, foram destruídos 597 aeronaves militares ucranianas, 274 helicópteros, 24.086 veículos aéreos não tripulados, 521 sistemas de mísseis antiaéreos, 16.035 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.299 veículos de combate de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e 9.595 peças de artilharia de campanha e morteiros, além de 21.728 unidades de veículos militares especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала