'Pele de tubarão' AeroSHARK promete revolucionar setor aeronáutico (FOTOS)
13:16 19.05.2024 (atualizado: 13:23 19.05.2024)
© Foto / Swiss International Air Lines / HandoutProcesso de instalação do revestimento AeroSHARK em um avião da companhia aérea SWISS AIR

Nos siga no
Duas empresas alemãs desenvolveram um material que melhora significativamente a capacidade de voo dos aviões e reduz o nível de poluição, tendo já sido aplicado em alguns aviões da companhia aérea Boeing.
A companhia aérea suíça SWISS AIR concluiu a instalação do AeroSHARK, um revestimento inspirado na pele de tubarão, em sua frota de 12 aviões Boeing 777-300ER.
© Foto / Swiss International Air Lines / HandoutTécnico instala revestimento AeroSHARK em avião da companhia aérea SWISS AIR

Técnico instala revestimento AeroSHARK em avião da companhia aérea SWISS AIR
Desenvolvido pelas alemãs Lufthansa Technik e BASF, o revestimento é aplicado na fuselagem e nas nacelles dos motores da aeronave, imitando as propriedades hidrodinâmicas da pele de tubarão, o que reduz a resistência do ar em voo. Além disso, de acordo com os dados da companhia aérea SWISS AIR, a empresa economizou mais de 2.200 toneladas de parafina e emitiu 7.100 toneladas métricas a menos de dióxido de carbono em 2023 em aeronaves já equipadas com o AeroSHARK.
Os criadores do revestimento explicaram que a redução da resistência ao atrito da superfície da aeronave é conseguida pela presença de nervuras microscópicas na nova cobertura. Eles detalham que o material é fácil de instalar e extremamente resistente a raios ultravioleta, água, óleo e flutuações de temperatura, bem como à pressão que ocorre a bordo de aviões de longo curso.
© Foto / Swiss International Air Lines / HandoutVista de avião da companhia aérea SWISS AIR durante instalação de revestimento AeroSHARK

Vista de avião da companhia aérea SWISS AIR durante instalação de revestimento AeroSHARK
Os representantes da companhia aérea disseram que o efeito de economia de combustível foi confirmado em mais de 60.000 horas de voo.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora com a nova tecnologia. Resta saber até que ponto ela pode ser implementada", concluíram eles.
"A certificação AeroSHARK está planejada para outras áreas da aeronave e outros tipos de aeronaves. O próximo poderia ser o Airbus A330 [...] Infelizmente, ainda não podemos dizer quando um certificado será emitido", disse um porta-voz da LHT, acrescentando que "nosso objetivo é integrar a tecnologia AeroSHARK à frota do Airbus A330 até 2025".