- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Confira detalhes sobre a operação do drone da Turquia que localizou helicóptero do presidente do Irã

© AP Photo / Ali Hamed Haghdoust / IRNAHelicóptero com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, decola da região fronteiriça entre Irã e Azerbaijão
Helicóptero com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, decola da região fronteiriça entre Irã e Azerbaijão  - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Nos siga no
Surgiram detalhes sobre o que aconteceu entre o drone turco Akinci, que localizou o helicóptero do presidente iraniano e sua comitiva chegando ao local do acidente, completando sua missão e retornando ao espaço aéreo turco às 06h45. Os detalhes foram compartilhados por fontes de segurança.
De acordo com essas fontes, após receber informações de que o helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ibrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, caiu, o Ministério das Relações Exteriores enviou o pedido de assistência de resgate com visão noturna ao Ministério da Defesa iraniano às 20h (horário local) do domingo (19).
Então, o helicóptero Cougar partiu imediatamente de Diyarbakir para Van. Enquanto os preparativos para o pedido de helicóptero do Irã continuavam, o Ministério da Defesa Nacional turco recebeu a aprovação presidencial para o uso de drones no exterior às 22h20.

Drone decolou de Batman às 23h30

Considerando a possibilidade de o helicóptero não conseguir voar devido às más condições meteorológicas, foi comunicado ao lado iraniano, através do Ministério das Relações Exteriores turco, que a busca e detecção poderiam ser realizadas com o drone Akinci, que possui alto nível de capacidade de detecção e visão noturna em condições climáticas adversas. Assim, a operação poderia ser iniciada imediatamente se solicitada.
Depois que as autoridades iranianas aceitaram a oferta do drone, o Akinci desarmado decolou da cidade de Batman às 23h30, chegou ao local do acidente às 00h45 e começou a trabalhar.
Apoiadores do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi (Foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Panorama internacional
Vida política, cooperação com aliados e conquistas do falecido presidente iraniano Ebrahim Raisi
As informações obtidas durante o reconhecimento e a vigilância realizados na área do acidente foram imediatamente compartilhadas com as autoridades iranianas. Às 02h36 foi feito contato visual com o helicóptero acidentado, e as coordenadas dos destroços foram transmitidas às autoridades iranianas.
Foi assegurada uma coordenação contínua com todas as instituições governamentais e autoridades iranianas através de adidos.
O drone Akinci, que completou com sucesso sua missão, retornou ao espaço aéreo turco às 06h45.

Detalhes sobre a operação

A operação de busca e salvamento realizada por Bayraktar Akinci foi realizada em condições muito perigosas.
A operação seguiu, apesar das condições climáticas adversas, como chuva, nuvens, nevoeiro, tempestades, rajadas, bem como condições desfavoráveis, como terreno montanhoso acidentado na região onde o vento às vezes chegava a 160 quilômetros por hora.
Apesar de todas essas negatividades, o drone voou até 300 pés (aproximadamente 100 metros) nas montanhas para tirar imagens e localizar os destroços.
Na maior parte das atividades de busca e salvamento realizadas no Irã, o voo foi feito descendo abaixo do nível das nuvens e até cerca de 9 mil pés (aproximadamente 2,7 quilômetros) em um vale profundo, abaixo dos 9,7 mil pés (2,9 quilômetros), o obstáculo de maior altitude na região.
Palácio Itamaraty, em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Notícias do Brasil
Governo brasileiro emite nota lamentando mortes do presidente e chanceler do Irã

Voo de busca durou mais de 7 horas

Segundo fontes de segurança, a operação foi realizada assumindo todos os riscos e com a consciência da criticidade da missão. O drone Akinci na área-alvo foi comandado via satélite Turksat usando apenas comunicação por satélite. O vídeo ao vivo foi transferido para as autoridades iranianas por meio do Centro de Comando das Forças Armadas da Turquia.
A equipe de suporte técnico da Akinci no Azerbaijão esteve pronta durante toda a missão para intervir no caso de uma possível emergência.
O UAV Bayraktar Akinci, que realizou um voo de busca e resgate de aproximadamente 7,5 horas na área-alvo, percorreu um total de 2,1 mil quilômetros no céu, logo acima da área do acidente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала