- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia acusa ex-assessor do gabinete de Zelensky de enriquecimento ilícito

© AP Photo / Efrem LukatskyVladimir Zelensky assina um acordo de segurança entre Ucrânia e Reino Unido. Kiev, Ucrânia, 12 de janeiro de 2024
Vladimir Zelensky assina um acordo de segurança entre Ucrânia e Reino Unido. Kiev, Ucrânia, 12 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2024
Nos siga no
O ex-vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, foi acusado de obter ganhos ilícitos no valor de quase US$ 400 mil (R$ 2,06 milhões), disse nesta quarta-feira (22) o órgão anticorrupção da Ucrânia.
O suspeito, que a mídia ucraniana identificou como Andrei Smyrnov, é acusado de comprar propriedades, terrenos e veículos de luxo com os fundos, cuja origem não foi clara. O ex-funcionário estava no cargo desde 2019 e foi demitido em março.

"Estamos falando de dois carros, Mercedes-Benz e Volkswagen; duas motocicletas, Honda e BMW; três vagas de estacionamento em Kiev; um apartamento em Lvov; e um terreno na Transcarpátia", disse o Departamento Nacional Anticorrupção ucraniano, citado pela Bloomberg.

O órgão também afirmou que o ex-vice-chefe, para ocultar a existência dos bens, transferiu a maior parte para o seu irmão. Smyrnov pode pegar de cinco a dez anos de prisão se for considerado culpado.
Um comandante da brigada ucraniana Dyadya Roma (Tio Roma) fala com seu camarada na linha de frente na região de Carcóvia, Ucrânia, 24 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2024
Operação militar especial russa
Especialista: corrupção acelerou a retirada da Ucrânia mais do que a escassez de armas
Kiev, que já tinha graves problemas de corrupção mesmo antes do começo da operação russa, em 2022, comprometeu-se a reforçar os trabalhos de combate à corrupção para tranquilizar os seus apoiadores ocidentais, enquanto segue no processo de adesão à União Europeia.
Na tentativa de reduzir as ilegalidades, Zelensky demitiu vários funcionários, incluindo o seu ministro da Defesa, no ano passado, devido a escândalos de corrupção no Exército.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала