- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milei promete reduzir impostos se projetos de lei que enviou ao Congresso forem aprovados

© AFP 2023 / Fabrice CoffriniO presidente da Argentina, Javier Milei, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, em 17 de janeiro de 2024
O presidente da Argentina, Javier Milei, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, em 17 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2024
Nos siga no
O presidente da Argentina, Javier Milei, prometeu neste sábado (25) reduzir a carga tributária em troca da aprovação pelo Senado de sua polêmica Lei de Bases e o pacote fiscal. Ele pretendia usar o evento como marco para as mudanças que pretende implantar no país, mas o atraso na votação do texto no Senado o obrigou a recuar.
"Aproveitaremos também, uma vez aprovada a Lei de Bases e o pacote fiscal, para avançar na redução significativa de impostos", disse neste sábado, no Dia da Pátria, na cidade de Córdoba, que comemora o 25 de maio de 1810, início do processo de independência da Coroa espanhola.
Milei usou tom conciliador para buscar acordo com os governadores das 23 jurisdições do país e anunciou ainda que após a aprovação de seus projetos no Congresso, criará um Conselho de Maio, composto por representantes de diferentes setores, para trabalhar no "Pacto de Maio", que ele propôs em 1º de março no Parlamento argentino. Na ocasião ele pediu aos governadores para que fundassem um pacto de dez princípios com a condição de que as Bases Legais e os Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos fossem aprovados no Congresso.
A Lei Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos, mais conhecida como "lei bases' ou 'lei omnibus", propõe ampla reforma do Estado com desregulamentações em diversas áreas. Os regulamentos conferem poderes legislativos ao presidente, permitem a privatização de empresas públicas e introduzem numerosas reformas de longo alcance e de natureza regressiva, tais como uma reforma laboral, fiscal.
Os projetos estão em debate no plenário das comissões do Senado e foram aprovados na Câmara dos Deputados em 30 de abril.
Dia do Trabalho na Argentina (1º de maio de 2024) - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2024
Panorama internacional
Cerca de 55% da população argentina está abaixo da linha da pobreza, revela estudo
A lenta tramitação no Senado mostra a resistência do Congresso em aprovar as propostas de Milei.

"Não pode haver causa legítima para se opor à sagrada tarefa de reconstruir a nação. Não há especulação nem ambição que justifique o empobrecimento de nossa nação", argumentou o líder ultraliberal na busca pelos apoios políticos.

Um dos impostos a serem baixados seria o Para uma Argentina Inclusiva e Solidária (PAÍS), criado em 2019 sob a administração do governo do peronista de Alberto Fernández (2019-2023) para taxar a compra de moeda estrangeira.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала