- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caso Marielle Franco: irmãos Brazão pedem ao STF para serem ouvidos pela PF

© Foto / Alerj / Agência Câmara / Agência Brasil Domingos Brazão, seu irmão Chiquinho Brazão, presos por suspeita de envolvimento com o assassinato de Marielle Franco
Domingos Brazão, seu irmão Chiquinho Brazão, presos por suspeita de envolvimento com o assassinato de Marielle Franco - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2024
Nos siga no
Presos sob a acusação de terem planejado o assassinato de Marielle Franco, o deputado federal Chiquinho Brazão e o irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), abriram uma solicitação nesta terça (28) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para que possam ser ouvidos pela Polícia Federal (PF).
As defesas de ambos solicitaram também uma entrevista prévia e reservada dos presos com seus advogados e a presença de seus representantes legais durante o ato.

"Para além do desrespeito à determinação de Vossa Excelência, fato é que a situação ganha contornos ainda mais graves no caso concreto, uma vez que o peticionário se encontra acautelado no Presídio Federal de Campo Grande, onde o próprio exercício da defesa vem sendo inviabilizado, uma vez que os advogados não tiveram assegurado o direito de comunicação pessoal e reservada", alegam os advogados de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, Rita Machado e Murilo de Oliveira.

Os advogados solicitaram que o deputado seja transferido para o Presídio Federal do Distrito Federal, para que possa se defender presencialmente nas sessões do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados no processo de cassação de seu cargo.
O delegado Rivaldo Barbosa ao lado dos pais de Marielle Franco e o ex-deputado Marcelo Freixo, de quem Marielle foi assessora, em abril de 2018  - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2024
Notícias do Brasil
STF autoriza PF a ouvir delegado investigado por assassinato de Marielle Franco
Ontem (27), Alexandre de Moraes autorizou que a PF ouça o depoimento do delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, que também está preso, acusado de ter participado do assassinato da vereadora.
Os três foram denunciados ao STF pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por homicídio e organização criminosa e estão presos. Segundo as investigações, o ex-chefe da Polícia Civil deu orientações, a mando dos irmãos Brazão, para a realização dos disparos contra Marielle e o motorista Anderson Gomes.
A defesa de Rivaldo Barbosa questionou a credibilidade dos depoimentos de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, réu confesso do assassinato e que apontou o delegado e os irmão Brazão como participantes do crime.
Os irmãos Brazão foram citados como mandantes do assassinato de Marielle Franco em depoimentos de Lessa, preso desde 2019 sob acusação de ser autor dos disparos que mataram a vereadora e seu motorista. No dia 19 de março, o STF homologou o acordo de delação premiada de Lessa. A Inteligência da PF indicou que os irmãos Brazão estavam em alerta desde a homologação.
Lessa afirmou que os acusados integram um poderoso grupo político no Rio de Janeiro, com vários interesses em diversos setores no estado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала