- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Economista dos EUA classifica sanções ocidentais impostas à Rússia como 'muito inúteis'

© Sputnik / Vitaly BelousovO edifício do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no centro de Moscou
O edifício do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no centro de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2024
Nos siga no
As sanções impostas à Rússia pelo Ocidente se mostraram muito ineficazes em relação ao que os estrategistas acreditavam que alcançariam, disse o economista norte-americano Jeffrey Sachs nesta terça-feira (28). No ano passado, a economia do país registrou um crescimento de 3,6%, mesmo com as medidas.

"As sanções se provaram bastante inúteis, comparadas à grandiosidade do que os estrategistas dos Estados Unidos pensavam", disse Sachs em uma entrevista com o jornalista Tucker Carlson.

Na semana passada, o presidente Vladimir Putin enfatizou que as amplas sanções ocidentais criaram oportunidades de crescimento para a economia russa, apesar de causarem alguns problemas. Ao todo, são cerca de 16 mil medidas restritivas, o que faz do país o mais sancionado do mundo.
Para Putin, as sanções impostas à Rússia e à China constituem uma competição econômica desleal e, diante disso, vão desenvolver uma produção conjunta em resposta às medidas.
O Kremlin de Moscou, o rio Moskva e a ponte Bolshoi Moskvoretsky - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2024
Panorama internacional
Novo pacote de sanções indica que política antirrussa é 'séria e duradoura', diz representante russo

Incentivo à desdolarização

As sanções impostas à Rússia e aos esforços chineses no reforço do yuan podem afetar o uso internacional do dólar americano como reserva de valor, defendeu no início desta semana o membro do conselho do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (FED, na sigla em inglês), autoridade monetária estadunidense, Christopher Waller.

"O aumento das tensões geopolíticas, as sanções contra a Rússia, os esforços da China para reforçar o uso do renminbi [yuan] e a fragmentação econômica podem afetar a utilização internacional do dólar, mais visivelmente como reserva de valor e refletida na sua utilização em reservas cambiais oficiais", cravou Waller.

Os fatores listados também podem ter um impacto no papel do dólar americano como meio de troca, incluindo o seu uso no comércio, na banca global e nas transações cambiais, acrescentou o membro do FED.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала